quinta-feira, maio 23, 2024
spot_img
- PUBLICIDADE -
Publicidade
- PUBLICIDADE -
Publicidade
InícioCulturaComunidade realiza ritual do Mastro de São Sebastião em Penha

Comunidade realiza ritual do Mastro de São Sebastião em Penha

A casa de Janjão Teodoro recebeu a procissão na tarde deste domingo (16).

Na tarde do último domingo, a casa de Janjão Teodoro recebeu a procissão do Mastro de São Sebastião. O ritual ocorreu na Praia Grande, a partir das 14h, na Rua José Camilo da Rosa. Apesar do momento difícil e cuidadoso que estamos vivendo, o Evento do Mastro de São Sebastião teve a participação, embora cuidadosa, de uma centena de pessoas a partir da casa do Promesseiro, onde o Mastro foi enfeitado e seguiu em Procissão até a Praça São Pedro, na Capela de São João Batista do Itapocoróy. Lá, mais uma centena de pessoas aguardava a chegada do Cortejo, ritual acompanhado pela Folia.

Devotos hasteiam o Mastro de São Sebastião na Praça São Pedro.
Fiéis carregam Mastro de São Sebastião em procissão até a Capela de São João Batista.

O Padre Josué de Souza acompanhou todo o Ritual e usou de seu discurso para lembrar a todos o momento cuidadoso que estamos vivendo e atravessando. “Temos a certeza de quê, no exercício da nossa fé, com o apoio da medicina e as devidas precauções individuais, vamos conseguir sair ilesos da situação, para que possamos viver mais momentos como este, no exercício da devoção e na preservação das tradições culturais-religiosas populares”, frisou o religioso.

Também esteve presente o Vereador Everaldo Dal Posso, o popular Italiano, que relatou estar “muito satisfeito ao poder acompanhar a procissão. “Tanto em participar novamente da tradição, como em constatar que a fé do nosso povo é uma coisa espantosa, inabalável”, descreveu.

De acordo com o professor Eduardo Bajara, superintendente da Fundação Cultural de Penha, era evidente na expressão do povo, a satisfação em participar e rever a tradicional manifestação popular. “No ano de 2020 houve a suspensão do evento devido à situação do Covid-19 que, à época, ainda não tínhamos a vacina, o quê impossibilitou a realização. Agora, com a quase total maioria já vacinada, com os devidos cuidados individuais, uso de máscaras e distanciamento, a realização tornou-se um sucesso”, avaliou Bajara.

Campanha Saúde Balneário Piçarras 2023
Campanha Educação Balneário Piçarras
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Colunistas

Prefeitura de Penha inicia projeto de revitalização da Avenida Eugênio Krause

0
“Esse é um projeto que eleva a capacidade de fluidez e mobilidade do trânsito central da nossa cidade. Com esse arrojado projeto, caminhamos em...
O professor é um mediador que coloca o aluno em um contato direto com conceitos e fontes adequadas.

Estreia coluna Sala dos Professores Opinião: Orgulho e representatividade

0
Neste sábado, especial dia dos mestres, estreia a coluna Sala dos Professores. O professor historiador Jairo Demm Junkes relata momentos do conhecimento e a figura da mediação dos professores com a sempre generosa cortesia da distribuíção dos méritos. A coluna recebe artigos inéditos dos profissionais da educação.
E não é só em números de aparelhos que nosso país está nas primeiras posições, em média gastamos 4 horas e 40 minutos diariamente (média) na frente deste aparelhinho. O smartphone virou o companheiro inseparável, vai desde o banheiro até a cama.

Uso excessivo do celular pode prejudicar postura

0
Professor Marcelo nos orienta na coluna Vida & movimento de hoje sobre os malefícios do uso excessivo do celular
Aproveitem a estação com muito movimento, fiquem ativos, fiquem bem.

Apesar do outono favorecer sedentarismo, é importante manter foco nas atividades físicas

0
Professor Marcelo Albuquerque alerta para espantar a preguiça na estação outono
- PUBLICIDADE -
Publicidade

Comentários recentes