sábado, julho 13, 2024
spot_img
- PUBLICIDADE -
Publicidade
- PUBLICIDADE -
Publicidade
InícioCulturaGincana cultural do Saragaço chega a sua 8ª edição, em Bombinhas

Gincana cultural do Saragaço chega a sua 8ª edição, em Bombinhas

O projeto chega na sua oitava edição, e visa preservar a memória e a tradição local

Os pescadores de nove ranchos de tainha de Bombinhas participaram das primeiras provas da gincana do Saragaço, realizadas no último fim de semana. As provas seguem pelos próximos finais de semana e culminam no evento oficial, que ocorre nos dias 12, 13 e 14 de julho, na Praia de Bombinhas, onde serão conhecidos os ranchos vencedores da competição.

O projeto chega na sua oitava edição, e visa preservar a memória e a tradição local, valorizando a prática ancestral da pesca da tainha e a comunidade mantenedora desta manifestação cultural vibrante.

As provas carregam consigo um pouco da memória afetiva da comunidade tradicional bombinense, e traz adaptações de elementos pesqueiros e releituras das brincadeiras infantis.

Além das provas nos ranchos, o evento promove outras etapas da gincana cultural em uma festa junina. Essa ação contece no dia 28 de junho (sexta-feira), na Escola Básica Municipal Dilma Mafra.

Outro destaque é a prova Mestre Chefe, competição de culinária típica onde a tainha é a base de pratos elaborados por representantes de cada um dos nove ranchos participantes. Esta é a segunda edição da prova que, em 2023, o resultado foi positivo, com receitas dignas da alta gastronomia, além de promover uma ligação entre a manutenção da tradição e as possibilidades de fomento da economia e do turismo em torno do pescado.

“O Saragaço já estabeleceu uma nova forma de a comunidade e os ranchos enxergarem a pesca da tainha. Cada rancho incorporou muita gente para as suas equipes, promovendo uma integração significativa entre essas pessoas. A visibilidade que o projeto trouxe para a cultura e a ancestralidade de Bombinhas é uma coisa fantástica, unindo memórias afetivas, turismo e economia”, afirma um dos líderes do projeto Adauto Saturnino Januário.

O Saragaço é uma iniciativa da Associação Saragaço da Comunidade Tradicional de Bombinhas, com patrocínio da Prefeitura de Bombinhas, através da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas por meio do Edital Mestra Elza e empresas locais apoiadoras.

João Sagas
Profissional de comunicação. Familiarizado com comunicação entre empresas, fornecedores e clientes. Capaz de trabalhar em diversos projetos simultaneamente e ter a comunicação clara e objetiva em relação à equipe. Familiarizado com procedimentos, normas e condutas de éticas presentes nas empresas do setor privado e público. Facilidade na realização de tarefas como escrita, planilhas e criação de slides e layouts e edição de vídeos e áudios.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Colunistas

Prefeitura de Penha inicia projeto de revitalização da Avenida Eugênio Krause

0
“Esse é um projeto que eleva a capacidade de fluidez e mobilidade do trânsito central da nossa cidade. Com esse arrojado projeto, caminhamos em...
O professor é um mediador que coloca o aluno em um contato direto com conceitos e fontes adequadas.

Estreia coluna Sala dos Professores Opinião: Orgulho e representatividade

0
Neste sábado, especial dia dos mestres, estreia a coluna Sala dos Professores. O professor historiador Jairo Demm Junkes relata momentos do conhecimento e a figura da mediação dos professores com a sempre generosa cortesia da distribuíção dos méritos. A coluna recebe artigos inéditos dos profissionais da educação.
E não é só em números de aparelhos que nosso país está nas primeiras posições, em média gastamos 4 horas e 40 minutos diariamente (média) na frente deste aparelhinho. O smartphone virou o companheiro inseparável, vai desde o banheiro até a cama.

Uso excessivo do celular pode prejudicar postura

0
Professor Marcelo nos orienta na coluna Vida & movimento de hoje sobre os malefícios do uso excessivo do celular
Aproveitem a estação com muito movimento, fiquem ativos, fiquem bem.

Apesar do outono favorecer sedentarismo, é importante manter foco nas atividades físicas

0
Professor Marcelo Albuquerque alerta para espantar a preguiça na estação outono
- PUBLICIDADE -
Publicidade

Comentários recentes