terça-feira, abril 16, 2024
spot_img
- PUBLICIDADE -
Publicidade
- PUBLICIDADE -
Publicidade
InícioArticulistasVida & MovimentoSaúde para todos: confira os benefícios e cuidados para atividade física com...

Saúde para todos: confira os benefícios e cuidados para atividade física com idosos

O professor Marcelo Albuquerque indica os principais benefícios e cuidados com a prática esportiva para idosos.

por MARCELO ALBUQUERQUE (@marceloalbuquerque66)
Profissional de Educação Física

A população de idosos cresce a cada ano em muitas cidades brasileiras, e aqui na nossa região não é diferente. Estamos vivendo mais, porém temos um grande desafio que é viver bem, com mais qualidade de vida e esbanjando saúde. Chegar assim na terceira idade é possível, e a prática de atividades físicas contribui muito para alcançar este objetivo.

Os benefícios dos exercícios físicos são muitos: prevenção da perda óssea, manutenção do tônus muscular, melhora do sistema cardiorrespiratório, regulação da glicemia, colesterol e triglicerídeos, entre outros. Em geral uma pessoa começa a ter perda de massa muscular e óssea a partir dos quarenta anos, podendo ser agravada com a chegada da terceira idade. É importante reforçar os problemas ligados à hipertensão, diabetes e obesidade, que também se agravam nesta fase da vida.

Nunca é tarde para começar um programa de exercícios físicos e usufruir dos benefícios desta prática. Mas para quem ainda é iniciante, primeiramente é preciso fazer uma avaliação médica. Com um atestado médico em mãos basta procurar um Profissional de Educação Física que entre outras providências irá preencher uma ficha de anamnese, e juntos avaliar qual ou quais atividades atendem as necessidades e estão adequadas à capacidade física.

Chegar assim na terceira idade é possível, e a prática de atividades físicas contribui muito para alcançar este objetivo.

Outra dica para evitar que sua escolha de vida ativa não se torne uma dor de cabeça é iniciar sempre com moderação em qualquer atividade física, não se deixar levar por “modismos”, respeitar seus limites e fazer a progressão dos exercícios com cautela, ter boa alimentação, ingerir bastante líquido e dormir bem. Normalmente o exercício mais indicado para terceira idade é a hidroginástica por ser mais segura e trazer um convívio social maior. Mas a escolha é livre, desde que tenha acompanhamento profissional, vale respeitar o interesse ou curiosidade sobre alguma modalidade esportiva. Musculação, esportes aquáticos, esportes de raquete, esportes coletivos, corridas, lutas…são muitas as opções.  Só não vale ficar parado!

Professor Marcelo Albuquerque escreve às segundas para o Portal Pexero News.
Campanha Saúde Balneário Piçarras 2023
Campanha Educação Balneário Piçarras
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Colunistas

Prefeitura de Penha inicia projeto de revitalização da Avenida Eugênio Krause

0
“Esse é um projeto que eleva a capacidade de fluidez e mobilidade do trânsito central da nossa cidade. Com esse arrojado projeto, caminhamos em...
O professor é um mediador que coloca o aluno em um contato direto com conceitos e fontes adequadas.

Estreia coluna Sala dos Professores Opinião: Orgulho e representatividade

0
Neste sábado, especial dia dos mestres, estreia a coluna Sala dos Professores. O professor historiador Jairo Demm Junkes relata momentos do conhecimento e a figura da mediação dos professores com a sempre generosa cortesia da distribuíção dos méritos. A coluna recebe artigos inéditos dos profissionais da educação.
E não é só em números de aparelhos que nosso país está nas primeiras posições, em média gastamos 4 horas e 40 minutos diariamente (média) na frente deste aparelhinho. O smartphone virou o companheiro inseparável, vai desde o banheiro até a cama.

Uso excessivo do celular pode prejudicar postura

0
Professor Marcelo nos orienta na coluna Vida & movimento de hoje sobre os malefícios do uso excessivo do celular
Aproveitem a estação com muito movimento, fiquem ativos, fiquem bem.

Apesar do outono favorecer sedentarismo, é importante manter foco nas atividades físicas

0
Professor Marcelo Albuquerque alerta para espantar a preguiça na estação outono
- PUBLICIDADE -
Publicidade

Comentários recentes