quinta-feira, maio 23, 2024
spot_img
- PUBLICIDADE -
Publicidade
- PUBLICIDADE -
Publicidade
InícioArticulistasEstreia coluna Sala dos Professores Opinião: Orgulho e representatividade

Estreia coluna Sala dos Professores Opinião: Orgulho e representatividade

Neste sábado, especial dia dos mestres, estreia a coluna Sala dos Professores. O professor historiador Jairo Demm Junkes relata momentos do conhecimento e a figura da mediação dos professores com a sempre generosa cortesia da distribuíção dos méritos. A coluna recebe artigos inéditos dos profissionais da educação.

por JAIRO DEMM JUNKES 
Historiador, Filósofo e Professor da Rede Estadual de Ensino de SC.

A percepção de vitória, é frequentemente associada a algum tipo de conquista. Nos últimos tempos, isso costuma ser representado de modo equivocado com algum tipo de prêmio. Este equívoco é negligente pelo fato de que vitória é uma conquista.

No ambiente educacional, é fundamental que se tenha a percepção de que a relação que envolve a noção de vitória ou de conquista não deva ser pautada em elementos tão rasos, num contexto de esforço por recompensa, seja um presente, ou uma medalha.

A maior conquista se dá através da através da construção de um novo paradigma do conhecimento do estudante, superando a condição anterior. Ou dito de outra maneira, o conhecimento é um progresso do estudante rumo ao mundo do saber.

A relação com o conhecimento é algo inerente à natureza humana, é parte fundamental que define a espécie como tal. A relação com o universo do saber fornece uma passagem da mente humana à todo um universo de possibilidades de interpretação da realidade.

Como ficou célebre a frase de Albert Einstein (1879-1955): “A mente que se abre à uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. Essa frase, por si, demonstra o quanto “a mente” se expande com o conhecimento, toma uma forma muito mais elevada, mais sábia.

Desta forma, é fundamental que se reconheça, neste processo de crescimento, a função do mestre, no exercício de seu ofício, visa tornar o caminho para o saber uma experiência única. Assim, ele é um mediador que coloca o aluno em um contato direto com conceitos e fontes adequadas.

Assim, vale ressaltar a elevada atuação dos mestres Keila Aparecida de Almeida, Ricardo Pellegrin Marion que, no dia 14 de setembro, através da brilhante apresentação de seus orientandos, uma esplêndida sobre reflexão sobre a questão ambiental.

Os educandos Gustavo Ávila e Ana Carolina Bezerra, ao demonstrar de modo simples, sobre formas racionais de cultivo, aproveitando resíduos orgânicos que seriam descartados através da construção de uma composteira, resgatando uma coerência de uso dos recursos naturais.

Estes quatro representantes da Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis, na data acima citada, demonstram de maneira muito valorosa o significado de vitória, de conquista, através da relação com o saber. Essa apresentação tendo sido realizada na XIII Fecitec, ajudou a abrilhantar o evento. A apresentação dos referidos integrantes, seja pelo desempenho dos estudantes, bem como a dedicada orientação dos docentes envolvidos, deve ser considerada uma inspiração e orgulho, não somente aos membros da unidade escolar, mas aos moradores da cidade de Penha como um todo.

Professor Jairo Demm Junkes
Coluna Sala dos Professores recebe artigos inédidos dos profissionais da educação.
Envie seu artigo para pauta@pexeroweb.com.br

**As opiniões expressas não reproduzem, necessariamente, o posicionamento do Portal Pexero Web.

Campanha Saúde Balneário Piçarras 2023
Campanha Educação Balneário Piçarras
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Colunistas

Prefeitura de Penha inicia projeto de revitalização da Avenida Eugênio Krause

0
“Esse é um projeto que eleva a capacidade de fluidez e mobilidade do trânsito central da nossa cidade. Com esse arrojado projeto, caminhamos em...
O professor é um mediador que coloca o aluno em um contato direto com conceitos e fontes adequadas.

Estreia coluna Sala dos Professores Opinião: Orgulho e representatividade

0
Neste sábado, especial dia dos mestres, estreia a coluna Sala dos Professores. O professor historiador Jairo Demm Junkes relata momentos do conhecimento e a figura da mediação dos professores com a sempre generosa cortesia da distribuíção dos méritos. A coluna recebe artigos inéditos dos profissionais da educação.
E não é só em números de aparelhos que nosso país está nas primeiras posições, em média gastamos 4 horas e 40 minutos diariamente (média) na frente deste aparelhinho. O smartphone virou o companheiro inseparável, vai desde o banheiro até a cama.

Uso excessivo do celular pode prejudicar postura

0
Professor Marcelo nos orienta na coluna Vida & movimento de hoje sobre os malefícios do uso excessivo do celular
Aproveitem a estação com muito movimento, fiquem ativos, fiquem bem.

Apesar do outono favorecer sedentarismo, é importante manter foco nas atividades físicas

0
Professor Marcelo Albuquerque alerta para espantar a preguiça na estação outono
- PUBLICIDADE -
Publicidade

Comentários recentes