sábado, julho 27, 2024
spot_img
- PUBLICIDADE -
Publicidade
- PUBLICIDADE -
Publicidade
InícioBalneário PiçarrasBalneário Piçarras, Navegantes e Penha aderem à campanha de vacinação contra a...

Balneário Piçarras, Navegantes e Penha aderem à campanha de vacinação contra a poliomielite

O público-alvo são as crianças menores de cinco anos

Os municípios de Balneário Piçarras, Navegantes e Penha iniciam nesta segunda-feira (27), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A ação visa garantir que a doença continue erradicada no Brasil, principalmente após o país ter recebido a classificação de alto risco para reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC) no ano passado.

O público-alvo são as crianças menores de cinco anos. Os pais e responsáveis devem garantir a imunização das crianças até o dia 14 de junho.

Em Balneário Piçarras, a vacina estará disponível em todos os postos de saúde das 8h às 17h. Segundo o Ministério da Saúde, a expectativa é vacinar, no mínimo, 95% das crianças no estado de Santa Catarina.

No ano passado, o município vacinou 94,67% deste público. Além disso, em 2022, a cidade foi destaque na região da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri), quando alcançou cobertura vacinal de 97%.

Já em Navegantes, 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS) ofertarão as vacinas. São elas: UBSs Gravatá, Verde Mar, Meia Praia, São Pedro, Central, São Paulo, Nossa Senhora das Graças, Machados, Escalvados e Porto das Balsas, São Domingos II. 

As equipes de saúde, em parceria com a Secretaria de Educação de Navegantes, irão até as escolas do município verificar a caderneta de vacinação das crianças em idade vacinal e emitirão bilhetes para que os pais e responsáveis providenciem a atualização dos esquemas vacinais dos jovens. 

Os espaços de vacinação nas UBSs funcionam das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h30, em dias úteis. Nas UBSs Central, Gravatá, Machados e São Paulo, que possuem horário estendido, o atendimento pode variar, então recomenda-se entrar em contato com a unidade de referência para mais informações. 

A Prefeitura de Penha, através da Secretaria de Saúde, também disponibilizará as vacinas em todas as UBSs, sem necessidade de agendamento, sendo o dia 8 o “Dia D de Vacinação”.

“O objetivo principal é combater o risco de reintrodução da doença que já foi erradicada pela vacinação. Deixamos sempre claro que durante todo o ano todos os adultos também estão convidados para atualizar a caderneta de vacinação”, ressalta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Penha, Jaine Luci Spricigo.

Para se vacinar, a criança ou adolescente precisa estar acompanhado dos pais, ou responsáveis, portando um documento de identificação e a Carteira de Vacinação.

As UBSs do Nossa Senhora de Fátima, Cohab, Santa Lídia e São Cristóvão funcionam das 08h às 17h, e as UBSs Central, Mariscal, Gravatá e Armação funcionam em horário estendido: das 07h às 19h.

Quais os riscos da doença e qual vacina será utilizada?

As sequelas da poliomielite podem afetar os membros inferiores e estão relacionadas com a infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus, com danos motores sem cura. Serão utilizadas nesta campanha as vacinas oral poliomielite (VOP) e inativada poliomielite (VIP).

O Secretário de Saúde de Navegantes, Dr. Pablo Sebastian Velho, explica que parte da importância da campanha é em função do processo de transição para a substituir as duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). Essa medida será adotada no segundo semestre de 2024, a partir de então o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com VIP.

João Sagas
Profissional de comunicação. Familiarizado com comunicação entre empresas, fornecedores e clientes. Capaz de trabalhar em diversos projetos simultaneamente e ter a comunicação clara e objetiva em relação à equipe. Familiarizado com procedimentos, normas e condutas de éticas presentes nas empresas do setor privado e público. Facilidade na realização de tarefas como escrita, planilhas e criação de slides e layouts e edição de vídeos e áudios.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Colunistas

Prefeitura de Penha inicia projeto de revitalização da Avenida Eugênio Krause

0
“Esse é um projeto que eleva a capacidade de fluidez e mobilidade do trânsito central da nossa cidade. Com esse arrojado projeto, caminhamos em...
O professor é um mediador que coloca o aluno em um contato direto com conceitos e fontes adequadas.

Estreia coluna Sala dos Professores Opinião: Orgulho e representatividade

0
Neste sábado, especial dia dos mestres, estreia a coluna Sala dos Professores. O professor historiador Jairo Demm Junkes relata momentos do conhecimento e a figura da mediação dos professores com a sempre generosa cortesia da distribuíção dos méritos. A coluna recebe artigos inéditos dos profissionais da educação.
E não é só em números de aparelhos que nosso país está nas primeiras posições, em média gastamos 4 horas e 40 minutos diariamente (média) na frente deste aparelhinho. O smartphone virou o companheiro inseparável, vai desde o banheiro até a cama.

Uso excessivo do celular pode prejudicar postura

0
Professor Marcelo nos orienta na coluna Vida & movimento de hoje sobre os malefícios do uso excessivo do celular
Aproveitem a estação com muito movimento, fiquem ativos, fiquem bem.

Apesar do outono favorecer sedentarismo, é importante manter foco nas atividades físicas

0
Professor Marcelo Albuquerque alerta para espantar a preguiça na estação outono
- PUBLICIDADE -
Publicidade

Comentários recentes