Faleceu no início da noite desta sexta-feira, 15, o empresário proprietário do Jornal do Comércio, Ralf Wolfgang Bieging. Aos 65 anos, não resistiu ao pós-operatório de uma cirurgia de emergência por problemas cardiovasculares – realizada durante a madrugada da última quinta-feira, 14. O velório ocorrerá na Capela Mortuária de Balneário Piçarras, na segunda-feira, 18.
Há pouco menos de um mês, Ralf descobriu ter sofrido um ataque do miocárdio (infarto) e passou a se consultar com especialistas em busca de tratamento. A situação se revelou mais preocupante, culminando com o procedimento cirúrgico ao qual foi submetido após uma bateria de exames e procedimentos. Ele venceu a cirurgia, mas não resistiu às sequelas causadas pelo ataque. Seu corpo será cremado.
Ele deixa a esposa Miriam, os filhos Priscilla, Felipe e Camila, os netos Luis Felipe, Gabriel, Arthur, Vicente, Heitor, Lucca e Matteo, além dos genros Rodrigo e Allan, e a nora Daiana.
Cidadão honorário de Balneário Piçarras, título que recebeu da Câmara de Vereadores em 2016, Ralf nasceu em 17 de junho de 1957. Sua trajetória junto ao impresso começou aos 13 anos de idade, no parque gráfico do Jornal A Nação, em Blumenau. Nos anos 80, foi gerente comercial da Rádio Clube de Blumenau e depois gerente comercial do Jornal de Santa Catarina.
Mudou para Balneário Piçarras em 1984. Em 15 de dezembro de 1989 na cidade de Itajaí fundou o Jornal do Comércio. A época, o veículo circulava quinzenalmente com oito páginas em preto e branco. No início dos anos 90, transferiu a sede do veículo para Balneário Piçarras. Desde então, o veículo circula impresso semanalmente, além de conteúdo diário na internet.