Na última segunda-feira (10), o portal Pexero Web participou do debate “Papo de Comunicação”, em Balneário Camboriú. O intuito do evento foi discutir sobre os desafios dos veículos de comunicação digital e dos incentivos para modernização e ampliação do sistema de produção de conteúdo digital com transparência, credibilidade e ética do jornalismo. A conversa contou com a presença de gestores públicos e jornalistas.
O Pexero Web levantou tema a respeito da regulamentação da profissão de jornalista e infraestrutura dos veículos locais e como isso afetam as demandas diárias de produção de conteúdo. Além disso, o gestor do Grupo Pexero Web de Mídias, jornalista Luis Varela, apontou a necessidade de organização do setor com a possibildiade da criação de editais públicos e privados de incentivo e premiação para equipar as iniciativas de mídia, mapeamento das Praças de Mídia no estado e no Brasil e fundação de uma associação ou cooperativa de portais digitais para montagem de uma agência integrada de produção de conteúdo e captação de recursos publicitários.
“É super importante a escuta de quem está na ponta sofrendo a falta de infraestrutura. Acredito que seja extremamente necessário regulamentar, apoiar a nossa imprensa local, os jornalistas de formação. Surgiram, para mim, diversas ideias para implementar no meu plano de governo para atuar, junto ao Governo Federal, a fim de buscarmos soluções para o jornalismo local e auxiliá-los a levar informações de qualidade”, ressaltou a Pré-candidata à Prefeitura de Balneário Camboriú, Marisa Zanoni.
Ainda sobra a regulamentação da profissão dos jornalistas, ao Pexero Web, o Superintendente Ministério do Trabalho/SC, Paulo Roberto Eccel, que comentou sobre a atual situação.
“Na realidade, o Ministério do Trabalho recebe os protocolos de todas as profissões que possuem o seu devido reconhecimento. Então, o Jornalista, ou qualquer outro profissional, realiza a etapa burocrática e cabe a nós darmos sequência na verificação sobre a pessoa estar de acordo com a legislação. Logo, entendemos que o papel do Ministério do Trabalho é a checagem dos respectivos documentos.
O jornalista e suplente de deputado estadual, Jean Volpato, atual secretário Nacional da Juvantude também ressaltou a importância da realização de debates.
“É fundamental que façamos um debate sobre tudo que envolve a juventude de Santa Catarina, principalmente, em relação às políticas públicas aplicadas ao Estado. Sobretudo, estamos nesse momento discutindo sobre o papel da mídia regional nesse contexto. O intuito é saber trabalhar políticas públicas para que essas mídias sejam democratizadas”, destacou.
Além disso, o editor-chefe do Portal de Notícias Pexero Web, Luis Varela, falou sobre os principais pontos levantados durante o debate, e salientou sobre a importância da temática do evento.
“Enquanto o veículo de comunicação preocupado sobre como as mídias independentes podem contribuir com a sociedade local, nosso primeiro tópico foi a terminologia fake news. Isso porque a notícia falsa não existe uma vez que sendo notícia ela não pode ser falsa ou se ela é falsa ou deixa de ser notícia. Então, a gente deve assumir o termo de informação falsa”, destacou Luis além de reforçar a necessidade de incentivo financeiro para as mídias independentes e o associativismo entre os portais digitais de notícias.