sábado, novembro 23, 2024
spot_img
- PUBLICIDADE -
Publicidade
- PUBLICIDADE -
Publicidade
InícioMobilidadeSinal verde para financiamento da nova mobilidade em Itajaí e região

Sinal verde para financiamento da nova mobilidade em Itajaí e região

O Ministério da Economia aprovou a garantia da União para a operação de crédito internacional, mas ainda é necessária a formalização do Banco Mundial, além das autorizações legislativas e do tesouro nacional.

A Comissão de Financiamento Exterior (COFIEX) do Ministério da Economia aprovou a Carta Consulta apresentada pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da AMFRI (CIM-AMFRI) para a implementação das ações previstas no Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí – PROMOBI. O projeto é pioneiro no Brasil pela proposta de gestão consorciada.

Ao todo, serão US$ 120 milhões de investimentos públicos, sendo US$ 90 milhões provenientes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e US$ 30 milhões equivalente da contrapartida do financiamento, devendo ser amortizados em 25 anos. Já os investimentos privados, considerando-se o STCR/AMFRI e o Túnel Imerso, devem ultrapassar a casa dos US$ 240 milhões.

O projeto é composto de três elementos principais: o Sistema de Transporte Coletivo Regional (STCR/AMFRI), Túnel Imerso entre Itajaí e Navegantes (TÚNEL IMERSO) e a Mobilidade Ativa na Orla Central de Balneário Camboriú (ORLA CENTRAL).

Nesta segunda-feira (20), o Presidente do CIM-AMFRI, Emerson Stein, esteve reunido com o Prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, com o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, e com o Prefeito de Navegantes, Libardoni Fronza, para alinhar os próximos passos do projeto.

A partir de janeiro de 2022 se iniciará a fase de estruturação do financiamento – que passará pelas autorizações legislativas – assim como a fase de execução dos projetos de engenharia definitivos, da modelagem jurídica de concessão, além dos Estudos de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental – EVTEAs. Estes estudos, que precedem as concessões, trarão os números finais dos investimentos e possibilitarão a definição das tarifas a serem aplicadas. Os estudos de pre-viabildade, já realizados, apontam para uma tarifa de transporte para o STCR/AMFRI que varia entre R$ 5,00 a R$ 10,00 (dependendo do número de integrações) e de uma tarifa de pedágio para o túnel que varia entre R$ 4,50 e R$ 10,00 (dependendo do tipo de veículo).

Sobre o projeto

STCR/AMFRI será o primeiro sistema de transporte coletivo intrametropolitano da América Latina operando com 100% da frota com ônibus elétricos (Zero emissões). Na prática permitirá aos usuários se deslocarem entre os Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí em um sistema seguro, pontual, confortável, com tarifa integrada, monitoramento de frota via satélite e bilhetagem eletrônica. A tecnologia embarcada será equivalente a utilizada nos melhores sistemas já implantados no mundo elevando significativamente o padrão de qualidade dos serviços ofertados.  

TÚNEL IMERSO sob o Rio Itajaí possibilitará a tão esperada travessia rodoviária de ligação entre os Municípios de Itajaí e Navegantes. O Túnel será formado por duas células externas que abrigarão três faixas de tráfego em cada sentido (sendo uma em cada direção exclusiva par o transporte coletivo) e uma célula central destinada à mobilidade ativa atendendo pedestres e ciclistas. A tecnologia construtiva de vanguarda utilizada prevê a construção de módulos de concreto prémoldados e ancorados no subleito do rio a uma profundidade aproximada de 23 metros, o que garantirá o livre acesso de navios no canal do rio.

ORLA CENTRAL da praia de Balneário Camboriú é um revolucionário projeto de incentivo aos modais de mobilidade ativa e micromobilidade elétrica na região de implantação. Além da reurbanização que pretende expandir os espaços verdes à beira mar, utilizará ruas de tráfego compartilhado estratégicamente distribuídas, com o objetivo de tornar a cidade mais caminhavel e humana.

O início de operação do STCR/AMFRI está previsto para o primeiro semestre de 2024 e o TÚNEL IMERSO deverá estar aberto ao tráfego em 2028. As ações de mobilidade na ORLA CENTRAL  da praia de Balneário Camboriú devem estar concluidas até o final de 2024.

Modelo em simulação das estações de BRT. Foto: Ilustração.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Colunistas

Prefeitura de Penha inicia projeto de revitalização da Avenida Eugênio Krause

0
“Esse é um projeto que eleva a capacidade de fluidez e mobilidade do trânsito central da nossa cidade. Com esse arrojado projeto, caminhamos em...
O professor é um mediador que coloca o aluno em um contato direto com conceitos e fontes adequadas.

Estreia coluna Sala dos Professores Opinião: Orgulho e representatividade

0
Neste sábado, especial dia dos mestres, estreia a coluna Sala dos Professores. O professor historiador Jairo Demm Junkes relata momentos do conhecimento e a figura da mediação dos professores com a sempre generosa cortesia da distribuíção dos méritos. A coluna recebe artigos inéditos dos profissionais da educação.
E não é só em números de aparelhos que nosso país está nas primeiras posições, em média gastamos 4 horas e 40 minutos diariamente (média) na frente deste aparelhinho. O smartphone virou o companheiro inseparável, vai desde o banheiro até a cama.

Uso excessivo do celular pode prejudicar postura

0
Professor Marcelo nos orienta na coluna Vida & movimento de hoje sobre os malefícios do uso excessivo do celular
Aproveitem a estação com muito movimento, fiquem ativos, fiquem bem.

Apesar do outono favorecer sedentarismo, é importante manter foco nas atividades físicas

0
Professor Marcelo Albuquerque alerta para espantar a preguiça na estação outono
- PUBLICIDADE -
Publicidade

Comentários recentes