terça-feira, maio 28, 2024
spot_img
- PUBLICIDADE -
Publicidade
- PUBLICIDADE -
Publicidade
InícioArticulistasVida & MovimentoA importância da Educação Física no retorno das aulas presenciais

A importância da Educação Física no retorno das aulas presenciais

O professor Marcelo Albuquerque dá a dica certa para o reinício das aulas e a necessidade de atividades físicas associadas.

por MARCELO ALBUQUERQUE (@marceloalbuquerque66)
Profissional de Educação Física

A pandemia mudou drasticamente nossas vidas, se para adultos não foi uma tarefa fácil, imagine para as nossas crianças. Longos períodos em casa, realizando os estudos através de uma telinha… Foi também um grande desafio para os professores de educação física aplicar as aulas neste novo formato. Felizmente estamos chegando ao fim deste problema, ou melhor dizendo, estamos entendendo e ajustando nosso cotidiano neste novo cenário. Enfim, Professores de Educação Física retomam a responsabilidade de tirar os jovens da cadeira (e das telas), movimentar o corpo, trabalhar valores por meio do esporte e mostrar os benefícios diretos que as aulas de educação física proporcionam.

Todos nós sabemos da importância de ter aulas de educação física nas escolas, quem é que não se lembra destes momentos durante a vida escolar: a tão esperada aula em quadras e pátios. É durante as aulas de educação física que resgatamos vínculos, fazemos a conexão entre todos na aula, promovemos momentos de alegria, descontração e comunhão.

Mas temos que deixar tudo isso um pouco de lado e pensar na recuperação do condicionamento físico dos educandos – foram meses sem qualquer atividade ou esportes, para muitos deles. As escolas brasileiras estão retornando às aulas presenciais, com novos protocolos, dependendo de cada estado e/ou município. Porém uma coisa é certa: é preciso um “novo” pensar no papel das aulas de educação física no contexto atual. Rever como as aulas poderão contribuir ainda mais em todas as questões que envolvam o movimento, o esporte, o lazer, seguindo as novas orientações e protocolos de saúde. Alunos e professores precisam estar seguros.

Um novo mundo nos aguarda, repleto de desafios como diminuir a evasão escolar, enfrentar um inimigo poderoso que é o sedentarismo (forte aliado dos celulares, tablets e similares), incluir um modo de vida ativo para nossas crianças, incentivar a pratica esportiva, entre muitas outras responsabilidades do educador físico.

Mas esse é um trabalho multidisciplinar, de uma equipe focada em um objetivo comum: formar adultos conscientes, saudáveis e responsáveis, prontos para fazer qualquer escolha num futuro próximo.

Juntos seremos fortes, sempre. Até o próximo assunto!

Professor Marcelo Albuquerque
Escreve às segundas para o Portal Pexero News.

**As opiniões expressas não reproduzem, necessariamente, o posicionamento do Portal Pexero News.

Campanha Saúde Balneário Piçarras 2023
Campanha Educação Balneário Piçarras
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Colunistas

Prefeitura de Penha inicia projeto de revitalização da Avenida Eugênio Krause

0
“Esse é um projeto que eleva a capacidade de fluidez e mobilidade do trânsito central da nossa cidade. Com esse arrojado projeto, caminhamos em...
O professor é um mediador que coloca o aluno em um contato direto com conceitos e fontes adequadas.

Estreia coluna Sala dos Professores Opinião: Orgulho e representatividade

0
Neste sábado, especial dia dos mestres, estreia a coluna Sala dos Professores. O professor historiador Jairo Demm Junkes relata momentos do conhecimento e a figura da mediação dos professores com a sempre generosa cortesia da distribuíção dos méritos. A coluna recebe artigos inéditos dos profissionais da educação.
E não é só em números de aparelhos que nosso país está nas primeiras posições, em média gastamos 4 horas e 40 minutos diariamente (média) na frente deste aparelhinho. O smartphone virou o companheiro inseparável, vai desde o banheiro até a cama.

Uso excessivo do celular pode prejudicar postura

0
Professor Marcelo nos orienta na coluna Vida & movimento de hoje sobre os malefícios do uso excessivo do celular
Aproveitem a estação com muito movimento, fiquem ativos, fiquem bem.

Apesar do outono favorecer sedentarismo, é importante manter foco nas atividades físicas

0
Professor Marcelo Albuquerque alerta para espantar a preguiça na estação outono
- PUBLICIDADE -
Publicidade

Comentários recentes