Penha inaugurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central na última segunda-feira (01/04). Com o investimento de R$590 mil com recursos próprios, o município irá dobrar o número de atendimentos, dentre consultas, preventivos e ampliação de programas como por exemplo os de pericultura e gestantes. Após o ato de inauguração, dezenas de moradores já realizaram consultas na nova estrutura.
Além da reforma interna e externa, toda a parte elétrica e de iluminação foram feitas, juntamente com a colocação de gesso. O Prefeito de Penha, Aquiles da Costa, enalteceu o trabalho realizado por toda a equipe da saúde.
“O dia de hoje é mérito de todo o Governo, é claro. Mas, quero agradecer e parabenizar, em especial, o Secretário Rodrigo e toda a equipe dele que não mede esforços em fazer o melhor para a nossa gente. Essa estrutura aqui traz mais conforto e bem-estar para os mais de 7 mil pacientes cadastrados nessa unidade”, pontua.
A nova estrutura possui quatro consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, duas salas de triagem, duas salas de enfermagem, sala de vacina e de procedimentos, sala para preventivos, banheiros exclusivos para pessoas com deficiência, almoxarifado, recepção e copa. No pavimento superior, possui uma ampla sala de reuniões e banheiro.
De acordo com o prefeito, o atendimento ocorre em horário estendido, das 07h às 19h, e com três equipes. “O objetivo é transformar a antiga estrutura da UBS Central em um Centro de Saúde para casos específicos como dengue ou de síndromes gripais. A ideia é desafogar as unidades de saúde quando há casos de epidemia como estamos vivendo agora com a dengue”, finaliza.