quinta-feira, maio 23, 2024
spot_img
- PUBLICIDADE -
Publicidade
- PUBLICIDADE -
Publicidade
InícioMeio AmbienteTiê-sangue é escolhida ave-símbolo de Balneário Piçarras

Tiê-sangue é escolhida ave-símbolo de Balneário Piçarras

Plano de Ação para a Conservação da Ave-Símbolo e Lei Municipal preveem ações a favor da espécie no município

Após 15 dias de votação aberta em todos os prédios públicos da cidade e online, o Instituto do Meio Ambiente (IMP) divulgou o resultado da competição Ave-Símbolo, que definiu o Tiê-Sangue como o representante oficial de Balneário Piçarras. O evento de divulgação foi realizado nesta quarta-feira, 5, no auditório da prefeitura.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Tiago Baltt, a presidente do IMP, Rosemari Bona, da secretária de Educação, Blaise Duarte e representantes de ONG SelvaAge Mata Atlântica, além de alunos das escolas municipais e particulares da cidade. Foram arrecadados mais de 4 mil votos, dos quais 1065 foram destinados ao campeão. O Tiê-Sangue é uma ave sul-americana considerada uma das espécies mais peculiares do mundo e é representante da Mata Atlântica.

A ação contou com a parceria da ONG SelvAge Mata Atlântica, que desenvolveu urnas em formato de ninho. Ao longo do período aberto para votação, a Secretaria Municipal de Educação também formou uma parceria com a instituição. Os alunos do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental das Escolas CIEF, Monteiro Lobato, Professora Francisca Borba, Professora Felicidade Pinto Figueredo e São Brás realizaram a Trilha do Morro do Quininho, local onde avistaram e identificaram pássaros.

O Plano de Ação para a Conservação da Ave-Símbolo, desenvolvido pelo IMP, prevê diversas ações, como o plantio de árvores e arbustos frutíferos, espécies que as aves possam utilizar para comida e abrigo. Haverá a criação de corredores ecológicos, mosaicos e a recuperação de áreas degradadas, com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade da espécie. Um projeto de Lei será encaminhado à Câmara para instituir a ave escolhida como símbolo de Balneário Piçarras.

O plano prevê ainda a criação de programas específicos de educação ambiental no município, com a participação da Prefeitura, Secretaria de Educação, ONGs, proprietários particulares, Instituição de Ensino e Pesquisa. O IMP pretende realizar saídas de campo para o Parque Natural Municipal do Rio Piçarras, assim que estiver em funcionamento, para que a população possa avistar o Tié-sangue e as demais aves presentes no local.

Campanha Saúde Balneário Piçarras 2023
Campanha Educação Balneário Piçarras
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Colunistas

Prefeitura de Penha inicia projeto de revitalização da Avenida Eugênio Krause

0
“Esse é um projeto que eleva a capacidade de fluidez e mobilidade do trânsito central da nossa cidade. Com esse arrojado projeto, caminhamos em...
O professor é um mediador que coloca o aluno em um contato direto com conceitos e fontes adequadas.

Estreia coluna Sala dos Professores Opinião: Orgulho e representatividade

0
Neste sábado, especial dia dos mestres, estreia a coluna Sala dos Professores. O professor historiador Jairo Demm Junkes relata momentos do conhecimento e a figura da mediação dos professores com a sempre generosa cortesia da distribuíção dos méritos. A coluna recebe artigos inéditos dos profissionais da educação.
E não é só em números de aparelhos que nosso país está nas primeiras posições, em média gastamos 4 horas e 40 minutos diariamente (média) na frente deste aparelhinho. O smartphone virou o companheiro inseparável, vai desde o banheiro até a cama.

Uso excessivo do celular pode prejudicar postura

0
Professor Marcelo nos orienta na coluna Vida & movimento de hoje sobre os malefícios do uso excessivo do celular
Aproveitem a estação com muito movimento, fiquem ativos, fiquem bem.

Apesar do outono favorecer sedentarismo, é importante manter foco nas atividades físicas

0
Professor Marcelo Albuquerque alerta para espantar a preguiça na estação outono
- PUBLICIDADE -
Publicidade

Comentários recentes