O número de pessoas em atendimento nas unidades de saúde da região tem aumentado. Além dos moradores, os visitantes também têm utilizado o SUS da região. Em Balneário Piçarras, a maior queixa dos atendimentos nesta segunda-feira, 30, foi de vômito e diarreia, principais sintomas da conhecida virose. O encaminhamento está sendo afastamento de funções e repouso. A orientação geral é beber muita água, usar protetor solar, evitar alimentos gordurosos para poder aproveitar os dias de praia.
Segundo o secretário de Saúde de Balneário Piçarras, Rodrigo Renan Medeiros, 99% dos casos atendidos nesta segunda-feira, 30, foram por queixa de virose.
“Nosso maior volume tem sido no horário noturno, mas estamos com pouco tempo de espera, uma média de 20min, hoje todas as nossas unidades estão atendendo com médico e dentistas, vacinadoras e consulta de enfermagem”, ressalta.
De acordo com Rodrigo, a orientação aos moradores é que sempre procurem as UBS, e deixem o PA para urgência e emergência. “Inclusive nosso turista será atendido na primeira porta que procurar, ou seja, turista que procurar qualquer UBS também terá atendimento, nossa equipe está preparada para atender em qualquer uma”, finaliza.
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO SUS BALNEÁRIO PIÇARRAS
As UBS estão atendendo de segunda a sexta-feira, exceto 31/12 e 01/01, das 08 às 17:00. Na UBS Central E Nossa Senhora da Paz, o atendimento ocorre até as 21 horas. O Pronto Atendimento (PA), atende 24h de segunda a segunda.
TELEMEDICINA
Para realizar a consulta no Programa Telemedicina Mais Saúde Piçarras – TopMed, basta entrar em contato no +55 800 888 3333 diretamente no WhatsApp e seguir as instruções e aguardar o seu atendimento. Clique aqui para entrar diretamente em contato.
Em seguida o paciente recebe um SMS com um link que será direcionando para uma consulta médica através de chamada de vídeo, com um clínico geral.
Esse serviço é exclusivo para moradores cadastrados nas unidades de saúde e com cartão SUS em BALNEÁRIO PIÇARRAS.
“É um serviço médico de PA, ou seja, aquele paciente azul (classificação) que procura o PA, por uma queixa leve, pode utilizar o telemedicina. Uma dor no estômago, por exemplo, ou náusea, pode ser atendido por telemedicina e o médico vai disponibilizar receita e encaminhamentos necessários”, explica Rodrigo.