A Prefeitura de Penha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou as atividades do programa de Equoterapia no município. O método é terapêutico, já que é através do contato com o cavalo, buscando o desenvolvimento biopsicossocial.
De acordo com o secretário de saúde de Penha, Rodrigo Renan Medeiros, o programa de Equoterapia é um avanço significativo nos serviços de saúde ofertados no município.
“O prefeito Aquiles da Costa tem autorizado diversos programas para complementar os serviços de saúde. A Equoterapia é algo que vai proporcionar mudanças emblemáticas no município, porque vamos atender pacientes que realmente precisam, como aqueles com grau de autismo elevado, paraplégicos, pacientes com algum membro amputado ou que teve traumatismo craniano, trazendo mobilidade para esse paciente”, disse.
Para participar do programa de Equoterapia de Penha, os pacientes devem ser encaminhados à rede pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Amigos do Autista (AMA), entre outros.
A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza a presença do cavalo, dentro de uma abordagem interdisciplinar na área da saúde, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.