terça-feira, maio 28, 2024
spot_img
- PUBLICIDADE -
Publicidade
- PUBLICIDADE -
Publicidade
InícioPenhaPrograma de Combate à Dengue inicia aplicação de inseticida nos bairros de...

Programa de Combate à Dengue inicia aplicação de inseticida nos bairros de Penha

O objetivo é passar por todas as ruas do município, começando pelo Centro e Armação

A Secretaria de Saúde de Penha, através do Programa de Combate à Dengue, iniciou nesta terça-feira, 02, a nova fase da aplicação de inseticida contra o mosquito Aedes Aegypti – transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Vírus Zika. Os primeiros bairros a receberem a aplicação são o Centro e Armação, e posteriormente irá avançar para os demais bairros do município. As aplicações serão feitas entre as 5h e 6h da manhã/madrugada.

Segundo o coordenador do Programa de Combate à Dengue de Penha, Alexandre Deolindo, o objetivo é passar por todas as ruas do município.

“A aplicação inicia nos bairros com maior número de casos, visando eliminar o mosquito na fase adulta. Importante lembrar que não é nocivo para animais e pessoas. As ações que estamos realizando são focadas na prevenção e na conscientização das pessoas”, destaca.

Com 300 focos larvários já localizados pelos agentes endêmicos e 80 casos positivos neste ano, a equipe desenvolve uma série de atividades para conter a proliferação do mosquito, como as palestras escolares, gincanas, tratamento e averiguação de denúncias.

“É necessário que a população continue auxiliando em outras atividades como as visitas domiciliares e fazendo a sua parte na eliminação de depósitos”, pede o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros.

Ações intensificadas

A ação faz parte de uma série de atividades que a Secretaria de Saúde e Programa Dengue – através da equipe formada por 20 agentes endêmicos – estão desenvolvendo para conter a proliferação do mosquito. A equipe também compõe o Grupo Especial de Apoio Conjunto de Fiscalização Municipal (GEAC), que realiza operações de fiscalizações em estabelecimentos de todo o município que não cumprem os códigos sanitários.

“Essas medidas vão além das nossas ações de rotina, que são os ciclos de tratamento, aplicação de larvicida, averiguação de denúncias, inspeções semanais nas armadilhas, inspeções quinzenais aos pontos estratégicos e ações educativas em escolas, por exemplo”, detalha o coordenador.

Sintomas e como evitar a proliferação do mosquito

Pessoas que tiverem sintomas compatíveis com a dengue, como febre alta acompanhada por dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos, devem procurar atendimento o mais rapidamente possível a partir do início dos sintomas.

Para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, mantenha caixas, tonéis e barris de água bem tampados, coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada, não jogue lixo em terrenos baldios e se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

Campanha Saúde Balneário Piçarras 2023
Campanha Educação Balneário Piçarras
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Colunistas

Prefeitura de Penha inicia projeto de revitalização da Avenida Eugênio Krause

0
“Esse é um projeto que eleva a capacidade de fluidez e mobilidade do trânsito central da nossa cidade. Com esse arrojado projeto, caminhamos em...
O professor é um mediador que coloca o aluno em um contato direto com conceitos e fontes adequadas.

Estreia coluna Sala dos Professores Opinião: Orgulho e representatividade

0
Neste sábado, especial dia dos mestres, estreia a coluna Sala dos Professores. O professor historiador Jairo Demm Junkes relata momentos do conhecimento e a figura da mediação dos professores com a sempre generosa cortesia da distribuíção dos méritos. A coluna recebe artigos inéditos dos profissionais da educação.
E não é só em números de aparelhos que nosso país está nas primeiras posições, em média gastamos 4 horas e 40 minutos diariamente (média) na frente deste aparelhinho. O smartphone virou o companheiro inseparável, vai desde o banheiro até a cama.

Uso excessivo do celular pode prejudicar postura

0
Professor Marcelo nos orienta na coluna Vida & movimento de hoje sobre os malefícios do uso excessivo do celular
Aproveitem a estação com muito movimento, fiquem ativos, fiquem bem.

Apesar do outono favorecer sedentarismo, é importante manter foco nas atividades físicas

0
Professor Marcelo Albuquerque alerta para espantar a preguiça na estação outono
- PUBLICIDADE -
Publicidade

Comentários recentes