O prefeito de Penha, Aquiles da Costa, recebeu o projeto para implantação da infraestrutura urbana da Avenida Itacolomi (entre a Rua Itajaí e Avenida Elizabeth Konder Reis). Calçadas e uma via beira-mar com 3,5 metros de largura serão desenvolvidos na via denominada pela Lei Municipal 105, de 1966.
“Penha vive uma nova realidade. Sonhos que estão se tornando realidade e que irão colocar nossa cidade local de destaque estadual. Essa, é mais uma obra para potencializar nossas questões turísticas, melhorando ainda a mobilidade urbana do município” pontua Aquiles. A via possui cerca de 225 metros e vai se conectar ao Coreto e Trapiche de Armação.
O projeto, orçado inicialmente em R$ 1.023.437,56 prevê a construção gabiões de contenção, galeria, drenagem pluvial, calçadas (nos dois lados da via), ciclofaixa e a via. A obra será custeada com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e ainda terá seu processo licitatória realizado pela Secretaria de Administração.
O projeto de engenharia foi desenvolvido pela Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) – que formalizou a entrega do documento na própria via, em Armação. A Avenida Itacolomi costeia a Praia do Manguinho, para qual o município prepara um futuro alargamento da faixa de areia – conforme inscrito junto ao Plano 1.000, do Governo do Estado.