domingo, julho 21, 2024
spot_img
- PUBLICIDADE -
Publicidade
- PUBLICIDADE -
Publicidade
InícioSanta CatarinaInscrições para o Prêmio Amigo do Leão encerram neste sábado

Inscrições para o Prêmio Amigo do Leão encerram neste sábado

Cerimônia de Premiação será realizada em Florianópolis, no dia 01 de dezembro deste ano.

Inscrições prorrogadas até 10 de setembro. Aproveite essa chance e faça sua inscrição no Prêmio Amigo do Leão. Vamos destacar e reconhecer os esforços de todos aqueles engajados na arrecadação de recursos para os fundos da criança e do adolescente e fundos do idoso em Santa Catarina. Se você é contador, captador de recursos, organização social, empresa, doador pessoa física, município ou conselho de defesa de direitos, ou se promove campanhas de arrecadação de imposto de renda em Santa Catarina, participe. Seja amigo do leão. Inscreva-se clicando aqui.

Quando o assunto é imposto de renda, todo mundo quer fugir do leão. O que poucos sabem, entretanto, é que podem destinar parte de seus impostos para incentivar projetos sociais de crianças e adolescentes e idosos no Brasil. A ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos, núcleo de Santa Catarina, criou o Selo Amigo do Leão, para reconhecer e o engajamento daqueles que apoiam essa causa em Santa Catarina.

O prêmio será concedido em 8 categorias: Contador, Empresa de Pequeno e Médio Porte, Empresa de Grande Porte, Doador Pessoa Física, Organização Social, Captador de Recursos, Município Catarinense e Campanha de Arrecadação. Poderão se candidatar ao Prêmio empresas privadas, públicas, de economia mista, entidades sem fins lucrativos e pessoas físicas estabelecidas em qualquer Estado brasileiro, desde que possam comprovar arrecadação e/ou destinação de recursos aos fundos da criança e do adolescente e fundos do idoso por meio de incentivos fiscais realizadas no Estado de Santa Catarina dentro do ano-calendário 2021. Os candidatos que desejarem concorrer na categoria de doadores pessoa física poderão comprovar doações realizadas nos fundos catarinenses em qualquer ano-calendário.

Cada categoria terá critérios objetivos de pontuação dos candidatos. Será premiado um vencedor em cada categoria e para cada fundo – Fundo da Criança e do Adolescente e Fundo do Idoso. A Cerimônia de Premiação será realizada em Florianópolis, no dia 01 de dezembro deste ano.

A promoção, organização e realização do PRÊMIO AMIGO DO LEÃO 2022 é uma iniciativa exclusiva do Núcleo catarinense da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos, criado a partir de Regimento Interno da Instituição e formado por associados catarinenses. Dentre os objetivos do Prêmio, destaca-se o fortalecimento da causa por meio do estímulo à destinação de parte do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas para os fundos municipais e estaduais, importante ferramenta de doação e arrecadação de recursos para financiamento de projetos sociais do Terceiro Setor.

Segundo Carlos Roberto Roncaglio, coordenador do Núcleo catarinense da ABCR, “precisamos fortalecer essa causa e estimular a cultura da doação através da possibilidade de destinação de parte do imposto de renda para o financiamento de projetos sociais através dos fundos municipais e estaduais da criança e do adolescente e fundos do idoso. A maior parte da população desconhece como funcionam estes mecanismos. Com a realização do Prêmio Amigo do Leão, esperamos inspirar mais pessoas, empresas e instituições a se engajarem em prol dessa causa”.

O potencial de arrecadação de recursos em Santa Catarina é de R$ 186,4 milhões anualmente, cuja origem é o direcionamento de até 6% do imposto de renda para fundos municipais ou estaduais de defesa de direitos. Este número refere-se apenas à destinação de pessoas físicas no ato da declaração do imposto, conforme dados de 2021 do MMFDH – Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. O que efetivamente arrecadamos é um valor muito pequeno, ou seja, apenas 4,4% de nosso potencial. Além disso, muitos fundos municipais não funcionam corretamente. Em Santa Catarina, são 215 fundos da infância e adolescência (72,64%) e apenas 36 fundos do idoso (12,16%) em funcionamento e aptos a receber recursos.

Além das pessoas físicas no ato da declaração, essa modalidade de doação também inclui empresas tributadas pelo lucro real, que podem destinar 1% de seu imposto de renda para a mesma finalidade.

A iniciativa conta com apoio de Instituições e Empresas catarinenses que reconhecem o valor e a importância dessa causa. Estão engajados na realização do evento as empresas Engie, Portonave, Portobello, Porto de Itapoá, Sicoob, Giassi, Combo Atacadista e FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina. São apoiadores institucionais a FECAM – Federação de Municípios Catarinenses, SESCON Blumenau – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, CRC SC – Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Instituto Filantropia e RTA Cont – Assessoria Contábil.

Serão critérios adotados para a classificação dos candidatos ao PRÊMIO AMIGO DE LEÃO 2022:

CATEGORIACLASSIFICAÇÃO
ContadorSomatório de pontos:- Maior valor arrecadado com seus clientes no ano-calendário 2021 – Peso 1;- Quantidade de doadores pessoa jurídica – Peso 1;- Quantidade de doadores pessoa física – Peso 2.
Empresa de Pequeno e Médio PorteTotal doado aos fundos da criança e do adolescente e fundos do idoso em Santa Catarina em 2021.
Empresa de Grande PorteTotal doado aos fundos da criança e do adolescente e fundos do idoso em Santa Catarina em 2021.
Doador Pessoa FísicaRecorrência da doação a fundos em Santa Catarina, sendo 1 ponto para cada ano comprovado.Se não houver interrupção anual nas doações, serão contabilizados 2 pontos para cada ano comprovado.
Organização SocialTotal arrecadado para seus projetos via fundos da criança e do adolescente e fundos do idoso em Santa Catarina em 2021.
Captador RecursosTotal arrecadado para os projetos de seus clientes e/ou Instituição empregadora via fundos da criança e do adolescente e fundos do idoso em Santa Catarina em 2021.
Município CatarinenseValor per capita arrecadado via fundos da criança e do adolescente e fundos do idoso em seu município em 2021: total de valores arrecadados / número total de habitantes (censo IBGE 2010).
Campanha de ArrecadaçãoTotal arrecadado com pessoas físicas via fundos da criança e do adolescente e fundos do idoso em Santa Catarina em 2021, a partir de campanha de arrecadação de recursos realizada com colaboradores.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Colunistas

Prefeitura de Penha inicia projeto de revitalização da Avenida Eugênio Krause

0
“Esse é um projeto que eleva a capacidade de fluidez e mobilidade do trânsito central da nossa cidade. Com esse arrojado projeto, caminhamos em...
O professor é um mediador que coloca o aluno em um contato direto com conceitos e fontes adequadas.

Estreia coluna Sala dos Professores Opinião: Orgulho e representatividade

0
Neste sábado, especial dia dos mestres, estreia a coluna Sala dos Professores. O professor historiador Jairo Demm Junkes relata momentos do conhecimento e a figura da mediação dos professores com a sempre generosa cortesia da distribuíção dos méritos. A coluna recebe artigos inéditos dos profissionais da educação.
E não é só em números de aparelhos que nosso país está nas primeiras posições, em média gastamos 4 horas e 40 minutos diariamente (média) na frente deste aparelhinho. O smartphone virou o companheiro inseparável, vai desde o banheiro até a cama.

Uso excessivo do celular pode prejudicar postura

0
Professor Marcelo nos orienta na coluna Vida & movimento de hoje sobre os malefícios do uso excessivo do celular
Aproveitem a estação com muito movimento, fiquem ativos, fiquem bem.

Apesar do outono favorecer sedentarismo, é importante manter foco nas atividades físicas

0
Professor Marcelo Albuquerque alerta para espantar a preguiça na estação outono
- PUBLICIDADE -
Publicidade

Comentários recentes