segunda-feira, dezembro 9, 2024
spot_img
- PUBLICIDADE -
Publicidade
- PUBLICIDADE -
Publicidade
InícioItajaíEm reunião itinerante do MPA sobre tainha, SINDIPI apresenta cobranças para o...

Em reunião itinerante do MPA sobre tainha, SINDIPI apresenta cobranças para o setor pesqueiro

Em 2023, os barcos industriais foram proibidos de pescar tainha

Dezenas de armadores e pescadores se reuniram na sede do Cepsul, em Itajaí, na tarde da última quinta-feira (16) em mais um encontro itinerante realizado pelo MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) para coletar demandas locais referente à safra da tainha de 2024. No encontro, o presidente do SINDIPI, Agnaldo Hilton dos Santos, reiterou o posicionamento da entidade pela ampliação do monitoramento da pesca da espécie Mugil Liza em todas as modalidades e regiões do Sudeste e Sul, para que a modalidade industrial não seja prejudicada no próximo ano e seja autorizada a pescar. Em 2023 os barcos industriais, que até então tinham a menor cota de captura e pertencem à frota com maior controle e fiscalização, foram proibidos de pescar tainha por conta de um aumento de mais de 500% da captura artesanal na região da Lagoa dos Patos, um dos berçários da espécie.

A reunião itinerante do MPA contou com a presença do Diretor do Departamento de Territórios Pesqueiros e Ordenamento (MPA), Jocemar Tomasino Mendonça, da coordenadora de Ordenamento da Pesca Industrial, Amadora e Esportiva do Departamento da Pesca Industrial, Amadora e Esportiva, Mariana Santos Lobato Martins, do chefe de Divisão do Departamento de Pesquisa e Estatística da Pesca e Aquicultura, Lucas Ramos de Oliveira, do Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura de SC, Delcy Batista, do Secretário Executivo da Pesca em SC, Thiago Frigo, do presidente do Sitrapesca, Henrique Pereira, do presidente da Federação dos Pescadores do Estado de SC, Ivo da Silva, além dos servidores do ICMBio e Cepsul, pescadores, armadores e industriais.

Durante o encontro, o oceanógrafo da Coordenadoria Técnica, Luiz Carlos Matsuda apresentou os principais questionamentos e recomendações do SINDIPI. Na próxima semana entidades da pesca industrial e artesanal devem encaminhar ao MPA um documento unificando todas as demandas da pesca catarinense relacionadas à safra da tainha. A próxima reunião do GT Tainha está agendada para o dia 30 de novembro, em Brasília.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Colunistas

Prefeitura de Penha inicia projeto de revitalização da Avenida Eugênio Krause

0
“Esse é um projeto que eleva a capacidade de fluidez e mobilidade do trânsito central da nossa cidade. Com esse arrojado projeto, caminhamos em...
O professor é um mediador que coloca o aluno em um contato direto com conceitos e fontes adequadas.

Estreia coluna Sala dos Professores Opinião: Orgulho e representatividade

0
Neste sábado, especial dia dos mestres, estreia a coluna Sala dos Professores. O professor historiador Jairo Demm Junkes relata momentos do conhecimento e a figura da mediação dos professores com a sempre generosa cortesia da distribuíção dos méritos. A coluna recebe artigos inéditos dos profissionais da educação.
E não é só em números de aparelhos que nosso país está nas primeiras posições, em média gastamos 4 horas e 40 minutos diariamente (média) na frente deste aparelhinho. O smartphone virou o companheiro inseparável, vai desde o banheiro até a cama.

Uso excessivo do celular pode prejudicar postura

0
Professor Marcelo nos orienta na coluna Vida & movimento de hoje sobre os malefícios do uso excessivo do celular
Aproveitem a estação com muito movimento, fiquem ativos, fiquem bem.

Apesar do outono favorecer sedentarismo, é importante manter foco nas atividades físicas

0
Professor Marcelo Albuquerque alerta para espantar a preguiça na estação outono
- PUBLICIDADE -
Publicidade

Comentários recentes