terça-feira, maio 28, 2024
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Comitiva da AMFRI e do Banco Mundial realiza visitas técnicas para avaliar soluções similares ao PROMOBIS

Mais um importante passo foi dado para que o Projeto de Mobilidade Integrada e Sustentável (PROMOBIS) saia do papel. Após a Missão Técnica Institucional visando continuidade da estruturação do Projeto nesta quinta e sexta-feira (10 e 11/11), uma comitiva composta por Prefeitos e Técnicos da AMFRI, juntamente com a diretoria do Banco Mundial, realiza visitas técnicas em São José dos Campos (SP), Santiago do Chile (Chile) e Santa Fé (Argentina) com o objetivo de conhecer e avaliar soluções similares já adotadas por estas cidades. A missão ocorrerá entre os dias 14 e 19 de novembro.

A comitiva será composta pelo Presidente da associação, do CIM-AMFRI e Prefeito de Penha, Aquiles da Costa e pelos prefeitos Elcio Rogério Kuhnen, de Camboriú, Libardoni Fronza (Liba), de Navegantes e Marcos Pedro Veber de Luiz Alves, pelo Engenheiro e Diretor de Planejamento e Gestão Orçamentária de Balneário Camboriú, Toni Fausto Frainer, representando o Prefeito Fabrício Oliveira, o Chefe de Gabinete de Itajaí, Giovani Alberto Testoni, representando o prefeito em exercício, Marcelo Sodré, além do Diretor Executivo do CIM-AMFRI, João Luiz Demantova, do Secretário Executivo da AMFRI, Ademar Henrique Borges, e do Diretor Financeiro do CIM-AMFRI, Jaylon Jander Cordeiro da Silva.

PROMOBIS/AMFRI

O PROMOBIS é um projeto pioneiro no Brasil, pela proposta de gestão consorciada, composto por três grandes iniciativas que podem mudar o futuro da região para melhor: um Sistema de Transporte Coletivo Regional – que vai integrar e interligar os 11 municípios da AMFRI com veículos elétricos e reurbanização de vias; o Túnel Imerso entre Itajaí e Navegantes; e a Mobilidade Ativa em Balneário Camboriú, por meio do Programa Caminhos do Mar.

Ao todo, serão investidos US$ 120 milhões com recursos públicos, sendo US$ 90 milhões provenientes do Banco Mundial (BIRD) e US$ 30 milhões da contrapartida do financiamento, podendo ser amortizados em até 25 anos. Já os investimentos privados, considerando o Sistema de Transporte Coletivo/AMFRI e o Túnel Imerso, deverão ultrapassar a casa dos US$ 240 milhões.

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