terça-feira, abril 16, 2024
spot_img
- PUBLICIDADE -
Publicidade
- PUBLICIDADE -
Publicidade
InícioArticulistasVida & MovimentoQue calor é esse!?!  Tá difícil fazer exercícios?

Que calor é esse!?!  Tá difícil fazer exercícios?

O professor Marcelo Albuquerque alerta para os riscos de exposição do corpo durante a onde de calor.

por MARCELO ALBUQUERQUE (@marceloalbuquerque66)
Profissional de Educação Física

O calor está muito forte neste verão, já batemos vários recordes. E essas temperaturas altas acabam dificultando a prática de atividades físicas. Além disso, ainda vivemos um momento delicado devido a pandemia, onde idas a locais fechados e com controle de temperatura geram preocupação e também afastam as pessoas da prática de atividades físicas.

Mas o que fazer então? Esperar os meses de temperaturas amenas? De jeito nenhum! Não desista de fazer atividades físicas devido ao calor. Assim como nas outras estações do ano, seja com chuva, frio, etc., faça ajustes nas rotinas de exercícios e siga em frente.

A principal dica é escolher bem os horários das atividades: as primeiras horas da manhã e o fim da tarde costumam ter temperaturas menores. Evite horários na metade do dia onde o calor atinge o pico máximo. Faça refeições leves em dias mais quentes e tome muita água, preferencialmente tenha a orientação de um nutricionista.

A escolha da atividade também é importante, nada de praticar modalidades esportivas na areia se estiver muito quente, você pode queimar seus pés! Use sempre um bom protetor solar (adequado ao seu tipo de pele) e não dispense a proteção para a cabeça e olhos. Cuidados simples farão com que você tenha os benefícios da prática esportiva sem o risco de acidentes.

Quem gosta de correr ou caminhar, siga as mesmas dicas de horários e cuidados com a hidratação, bem como invista em um bom calçado e meias. Hoje a oferta de produtos é muito grande, atendendo todos os gostos e bolsos.

Para nós que vivemos próximo ao mar, podemos escolher ainda entre as várias modalidades aquáticas: surfe, stand-up, bodybording, canoagem, natação, entre outras… desde que tenhamos todos os cuidados não deixando de usar equipamentos de segurança. Faça sempre atividades físicas com orientação profissional, só não exagere nos acessórios e “modismos”, escolhas erradas podem até piorar calor. Praticar exercícios não é um evento social, é uma forma de atingir objetivos e ter qualidade de vida.

Professor Marcelo Albuquerque
Escreve às segundas para o Portal Pexero News.

**As opiniões expressas não reproduzem, necessariamente, o posicionamento do Portal Pexero News.

Campanha Saúde Balneário Piçarras 2023
Campanha Educação Balneário Piçarras
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Colunistas

Prefeitura de Penha inicia projeto de revitalização da Avenida Eugênio Krause

0
“Esse é um projeto que eleva a capacidade de fluidez e mobilidade do trânsito central da nossa cidade. Com esse arrojado projeto, caminhamos em...
O professor é um mediador que coloca o aluno em um contato direto com conceitos e fontes adequadas.

Estreia coluna Sala dos Professores Opinião: Orgulho e representatividade

0
Neste sábado, especial dia dos mestres, estreia a coluna Sala dos Professores. O professor historiador Jairo Demm Junkes relata momentos do conhecimento e a figura da mediação dos professores com a sempre generosa cortesia da distribuíção dos méritos. A coluna recebe artigos inéditos dos profissionais da educação.
E não é só em números de aparelhos que nosso país está nas primeiras posições, em média gastamos 4 horas e 40 minutos diariamente (média) na frente deste aparelhinho. O smartphone virou o companheiro inseparável, vai desde o banheiro até a cama.

Uso excessivo do celular pode prejudicar postura

0
Professor Marcelo nos orienta na coluna Vida & movimento de hoje sobre os malefícios do uso excessivo do celular
Aproveitem a estação com muito movimento, fiquem ativos, fiquem bem.

Apesar do outono favorecer sedentarismo, é importante manter foco nas atividades físicas

0
Professor Marcelo Albuquerque alerta para espantar a preguiça na estação outono
- PUBLICIDADE -
Publicidade

Comentários recentes