por MARCELO ALBUQUERQUE (@marceloalbuquerque66)
Profissional de Educação Física
A pandemia mudou drasticamente nossas vidas, se para adultos não foi uma tarefa fácil, imagine para as nossas crianças. Longos períodos em casa, realizando os estudos através de uma telinha… Foi também um grande desafio para os professores de educação física aplicar as aulas neste novo formato. Felizmente estamos chegando ao fim deste problema, ou melhor dizendo, estamos entendendo e ajustando nosso cotidiano neste novo cenário. Enfim, Professores de Educação Física retomam a responsabilidade de tirar os jovens da cadeira (e das telas), movimentar o corpo, trabalhar valores por meio do esporte e mostrar os benefícios diretos que as aulas de educação física proporcionam.
Todos nós sabemos da importância de ter aulas de educação física nas escolas, quem é que não se lembra destes momentos durante a vida escolar: a tão esperada aula em quadras e pátios. É durante as aulas de educação física que resgatamos vínculos, fazemos a conexão entre todos na aula, promovemos momentos de alegria, descontração e comunhão.
Mas temos que deixar tudo isso um pouco de lado e pensar na recuperação do condicionamento físico dos educandos – foram meses sem qualquer atividade ou esportes, para muitos deles. As escolas brasileiras estão retornando às aulas presenciais, com novos protocolos, dependendo de cada estado e/ou município. Porém uma coisa é certa: é preciso um “novo” pensar no papel das aulas de educação física no contexto atual. Rever como as aulas poderão contribuir ainda mais em todas as questões que envolvam o movimento, o esporte, o lazer, seguindo as novas orientações e protocolos de saúde. Alunos e professores precisam estar seguros.
Um novo mundo nos aguarda, repleto de desafios como diminuir a evasão escolar, enfrentar um inimigo poderoso que é o sedentarismo (forte aliado dos celulares, tablets e similares), incluir um modo de vida ativo para nossas crianças, incentivar a pratica esportiva, entre muitas outras responsabilidades do educador físico.
Mas esse é um trabalho multidisciplinar, de uma equipe focada em um objetivo comum: formar adultos conscientes, saudáveis e responsáveis, prontos para fazer qualquer escolha num futuro próximo.
Juntos seremos fortes, sempre. Até o próximo assunto!
**As opiniões expressas não reproduzem, necessariamente, o posicionamento do Portal Pexero News.