terça-feira, maio 28, 2024
spot_img
- PUBLICIDADE -
Publicidade
- PUBLICIDADE -
Publicidade
InícioMeio AmbienteVigilância Ambiental intensifica captura de escorpião amarelo

Vigilância Ambiental intensifica captura de escorpião amarelo

Navegantes já registrou a captura de 38 escorpiões, em diversos bairros do município, entre 2021 e o início de 2022.

O escorpião amarelo (Tityus serrulatus) procura alimento à noite e utilizam-se do ferrão venenoso para defesa. Durante o dia, o aracnídeo desaparece em esconderijos escuros e úmidos.

Os escorpiões proliferam nas frestas de pedras, barrancos, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, ralos, forros. Gostam muito de umidade, pouca luz e se alimentam de insetos (principalmente de baratas).

De acordo com a responsável da Vigilância Ambiental, Diane Assunção, é preciso estar atento aos riscos do veneno do escorpião amarelo. “O efeito da picada é rápido, por isso é importante procurar imediatamente atendimento médico. O Hospital é o único lugar que possui soro antiescorpiônico, utilizado para combater o veneno do escorpião amarelo. Em caso de picada do animal, a população deve ligar para o SAMU, pelo 192”, informa.

A Vigilância Ambiental ressalta a importância de manter os ambientes limpos. Os locais com acúmulo de lixo e entulho têm a presença de insetos que servem de alimento para o escorpião.

Os escorpiões são resistentes aos venenos e permanecem longos períodos sem alimentar-se e movimentar-se, por isso, a dificuldade do combate.

A melhor forma de combatê-los é adotar algumas medidas preventivas como manter o domicílio sempre limpo e sem entulhos; tampar ralos de chão, pias e tanques; verificar calçados e roupas antes de vestir; e, principalmente, rebocar paredes e muros para que não apresentem frestas e utilizar luvas ao manusear jardins ou carregar lenhas.

Campanha Saúde Balneário Piçarras 2023
Campanha Educação Balneário Piçarras
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Colunistas

Prefeitura de Penha inicia projeto de revitalização da Avenida Eugênio Krause

0
“Esse é um projeto que eleva a capacidade de fluidez e mobilidade do trânsito central da nossa cidade. Com esse arrojado projeto, caminhamos em...
O professor é um mediador que coloca o aluno em um contato direto com conceitos e fontes adequadas.

Estreia coluna Sala dos Professores Opinião: Orgulho e representatividade

0
Neste sábado, especial dia dos mestres, estreia a coluna Sala dos Professores. O professor historiador Jairo Demm Junkes relata momentos do conhecimento e a figura da mediação dos professores com a sempre generosa cortesia da distribuíção dos méritos. A coluna recebe artigos inéditos dos profissionais da educação.
E não é só em números de aparelhos que nosso país está nas primeiras posições, em média gastamos 4 horas e 40 minutos diariamente (média) na frente deste aparelhinho. O smartphone virou o companheiro inseparável, vai desde o banheiro até a cama.

Uso excessivo do celular pode prejudicar postura

0
Professor Marcelo nos orienta na coluna Vida & movimento de hoje sobre os malefícios do uso excessivo do celular
Aproveitem a estação com muito movimento, fiquem ativos, fiquem bem.

Apesar do outono favorecer sedentarismo, é importante manter foco nas atividades físicas

0
Professor Marcelo Albuquerque alerta para espantar a preguiça na estação outono
- PUBLICIDADE -
Publicidade

Comentários recentes