segunda-feira, fevereiro 26, 2024
spot_img
- PUBLICIDADE -
Publicidade
- PUBLICIDADE -
Publicidade
InícioPenhaTCE aprova contas de Penha em 2022 e vice-prefeita manda recado sobre...

TCE aprova contas de Penha em 2022 e vice-prefeita manda recado sobre CPI da Educação

Ministério Público de Contas (MPC) emitiu parecer recomendando à Câmara Municipal a aprovação das contas. Vice-Prefeita comemora: “fui caluniada e injustiçada”.

Fato determinado e prazo certo são as exigências para a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Divulgados no final de 2023, os pareceres do Ministério Público de Contas estadual (MPC) e do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE) contém as respostas para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Educação que tramita na Câmara de Vereadores de Penha. A CPI visa apurar supostas irregularidades na gestão de recursos públicos na pasta durante o período que a vice-prefeita Maria Juraci (MDB) comandou a secretaria. Juraci foi exonerada do cargo e teve sua gestão questionada. Agora, MPC e TCE recomendam à Câmara que aprove as contas do município referentes a 2022, ano em que Juraci era a gestora da educação municipal.

Assista ao vídeo:

Sentindo-se injustiçada, Juraci comemorou os pareceres. “Foi um presente lindo para mim e para a cidade de Penha. Porque o tribunal está confirmando que quando eu era a secretária nós fizemos uma gestão ética, limpa, dentro da lei em cada área da educação. O relatório confirma que as contas estavam redondinhas. No início do ano, fui injustiçada, perseguida e caluniada; quiseram confundir a cidade, mas agora as maiores autoridades em contas públicas do estado confirmam que tudo que fizemos na [secretaria de] educação foi aplicado corretamente”, celebrou a vice-prefeita.

Apesar de recomendar a aprovação das contas, o relatório contém sugestões para fomento de saúde e educação, e ressalvas técnicas, como a demora da prefeitura em enviar a prestação de contas ao tribunal, e uma observação para a educação sobre recurso remanescente do Fundeb de um período / ano para outro. Quem assina o parecer no Ministério Público de Contas é a Procuradora Cibelly Farias, e no TCE a aprovação das contas de Penha exercício 2022 assinada pelo Conselheiro Aderson Flores.

A CPI DA EDUCAÇÃO

A CPI da Educação foi instalada em 16 de outubro de 2023 tendo como objetivo apurar o destino e utilização de verbas destinadas à Educação, contratações, demandas das unidades escolares, eventual desvio de servidores, análise de contratos, convênios etc., e outros pontos levantados inclusive pelo próprio prefeito Aquiles durante o programa ‘Bate-Papo Penha Online’, exibido em 22 de agosto último e disponível em https://abre.ai/aquilescitajuraci . De acordo com o Art.89 do regimento interno da Câmara, os vereadores têm o prazo de noventa (90) dias, prorrogável por até igual período, mediante deliberação do Plenário, para conclusão de seus trabalhos.

ENTENDA O CONTEXTO

Juraci acumulou o cargo de secretária de Educação entre 2021 e 2022. No início de 2023 foi exonerada pelo prefeito Aquiles da Costa (MDB) após repercutir na imprensa texto de um ofício interno da Secretaria de Administração, assinado pela secretária Camila Lutchemberg, endereçado à Juraci, onde apontava supostas irregularidades na gestão de Juraci a frente da pasta, incluindo [supostos] gastos extras de 40% previstos no orçamento municipal – disponível aqui https://abre.ai/diarinhocitajuraci . Nas redes sociais, Juraci rebateu: https://abre.ai/juracirebate . Em 20 de março Juraci foi à Câmara e respondeu aos questionamentos dos parlamentares: https://abre.ai/juracinacamara .

Todas as supostas irregularidades foram negadas pelo próprio relatório da prefeitura acerca das contas municipais referentes ao ano de 2022, enviado ao MPC e TCE. A análise criteriosa dos órgãos confirmou a lisura da gestão na educação, tanto que deram parecer favorável pela aprovação das contas e recomendam à Câmara de Vereadores que aprove. Os apontamentos da secretária Camila Lutchemberg e do prefeito Aquiles foram negados por documentos.

Campanha Saúde Balneário Piçarras 2023
Campanha Educação Balneário Piçarras
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Colunistas

Prefeitura de Penha inicia projeto de revitalização da Avenida Eugênio Krause

0
“Esse é um projeto que eleva a capacidade de fluidez e mobilidade do trânsito central da nossa cidade. Com esse arrojado projeto, caminhamos em...
O professor é um mediador que coloca o aluno em um contato direto com conceitos e fontes adequadas.

Estreia coluna Sala dos Professores Opinião: Orgulho e representatividade

0
Neste sábado, especial dia dos mestres, estreia a coluna Sala dos Professores. O professor historiador Jairo Demm Junkes relata momentos do conhecimento e a figura da mediação dos professores com a sempre generosa cortesia da distribuíção dos méritos. A coluna recebe artigos inéditos dos profissionais da educação.
E não é só em números de aparelhos que nosso país está nas primeiras posições, em média gastamos 4 horas e 40 minutos diariamente (média) na frente deste aparelhinho. O smartphone virou o companheiro inseparável, vai desde o banheiro até a cama.

Uso excessivo do celular pode prejudicar postura

0
Professor Marcelo nos orienta na coluna Vida & movimento de hoje sobre os malefícios do uso excessivo do celular
Aproveitem a estação com muito movimento, fiquem ativos, fiquem bem.

Apesar do outono favorecer sedentarismo, é importante manter foco nas atividades físicas

0
Professor Marcelo Albuquerque alerta para espantar a preguiça na estação outono
- PUBLICIDADE -
Publicidade

Comentários recentes