domingo, julho 21, 2024
spot_img
- PUBLICIDADE -
Publicidade
- PUBLICIDADE -
Publicidade
InícioPolíticaProposição sugere novo nome de Itapema para indicar vocação turística

Proposição sugere novo nome de Itapema para indicar vocação turística

Indicação de parlamentar sugere ao Poder Legislativo a alteração para Balneário de Itapema.

Vereadora Beth Rocha apresentou Indicação que gerou polêmica, sugerindo à Prefeitura a realização de um estudo para alterar o nome do município para Balneário Itapema. Vale destacar que a proposição não era Projeto de Lei e que uma Indicação não tem efeito legal, mas sim, caráter sugestivo.

Os vereadores de Itapema votaram e aprovaram quatro Projetos de Lei essa semana, na Sessão Ordinária do dia 12/07. Todos projetos da semana são de autoria dos vereadores, desta forma, para se tornarem Lei Municipal, ainda precisarão passar pela análise do Poder Executivo (Prefeitura), que pode sancionar ou vetar os projetos. Se sancionados, eles se tornarão Lei Municipal.

A justificativa da indicação 695/2022 baseia-se no potencial turístico e construtivo que oferece o município, estando este no patamar de BALNEÁRIO. A definição de BALNEÁRIO é um conjunto de praias de um litoral, destinado a banho, que se completa com instalações equipadas para o lazer. Estes visam a estética e o relaxamento, como chuveiros, sauna, solários, restaurantes, bares e outros serviços turísticos.

Balneário Itapema: não foi votado Projeto de Lei para mudar nome do município

É importante destacar, diante da polêmica sobre mudar o nome do município para Balneário Itapema, que não existe nenhum Projeto de Lei nesse sentido. Mas sim, a votação em plenário, de uma Indicação à Prefeitura, da vereadora Beth Rocha (PSD). Existe uma diferença enorme entre uma proposição e outra. A Indicação, tem caráter sugestivo à Prefeitura, e leva uma ideia de algo sobre a cidade, que pode ou não ser acatado pela Prefeitura. A Indicação não tem força nem implicação legal caso a Prefeitura não tome providências diante do pedido.

Diferente de um Projeto de Lei, que, se for aprovado em plenário e depois sancionado pela Prefeitura, aí sim, tem implicação legal, e passa a vigorar como Lei Municipal.

De acordo com a proposição apresentada pela parlamentar, Nosso município está à frente das definições constantes nos dicionários, pois além das belas praias, dos excelentes restaurantes (gastronomia em geral), bares, hotéis, pousadas, calçadão a beira mar, entre outros, ainda oferece o turismo rural.

Projetos de Lei aprovados pela Câmara de Itapema no dia 12/07:

– PL 70/2022, de autoria do vereador Leo Cordeiro (MDB), quer tornar obrigatória a criação de uma categoria adaptada para pessoas com deficiência em competições esportivas oficiais públicos e/ou particulares realizadas no Município de Itapema. Com isso, eventos esportivos poderão colocar em prática a inclusão desse público em suas competições.

– PL 30/2022, de autoria do vereador Adriano Pivotto (Podemos), aposta na ampliação da transparência para a gestão pública de Itapema. O projeto aprovado pelos vereadores quer instituir uma nova política nesse sentido, prevendo que obras inacabadas sejam publicadas no Portal de Transparência do Município de Itapema.

– PL 68/2022, de autoria do vereador João da Farmácia (PSL), busca instituir a “Semana da Conscientização Cívica e Política no Município de Itapema”. Segundo o vereador, a proposta vem de encontro à criação da Escola Cívico Militar de Itapema, e pode contribuir no sentido de despertar a conscientização da população sobre a causa. Se sancionado, ficará instituída a terceira semana de março para a programação de conscientização.

– PL  80/2022, de autoria do vereador Wanderley Dias (PSD), quer instituir em todas escolas da rede municipal, a realização de testes vocacionais aos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental de todas as escolas municipais de Itapema. O vereador destaca que hoje o mercado de trabalho está mudando, e ter consciência dessa escolha é fundamental, já que ela determinará seu futuro profissional e pessoal. “Também é importante destacar que nem sempre as famílias podem garantir o acesso a esses testes aos seus filhos, e uma escolha correta nessa hora é fator determinante para seu sucesso profissional”, registra o vereador Ley.

Todos os PL´s aprovados seguem para análise da Prefeitura, que tem 15 dias para manifestar seu parecer, favorável ou contrário aos projetos aprovados pelo Legislativo.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Colunistas

Prefeitura de Penha inicia projeto de revitalização da Avenida Eugênio Krause

0
“Esse é um projeto que eleva a capacidade de fluidez e mobilidade do trânsito central da nossa cidade. Com esse arrojado projeto, caminhamos em...
O professor é um mediador que coloca o aluno em um contato direto com conceitos e fontes adequadas.

Estreia coluna Sala dos Professores Opinião: Orgulho e representatividade

0
Neste sábado, especial dia dos mestres, estreia a coluna Sala dos Professores. O professor historiador Jairo Demm Junkes relata momentos do conhecimento e a figura da mediação dos professores com a sempre generosa cortesia da distribuíção dos méritos. A coluna recebe artigos inéditos dos profissionais da educação.
E não é só em números de aparelhos que nosso país está nas primeiras posições, em média gastamos 4 horas e 40 minutos diariamente (média) na frente deste aparelhinho. O smartphone virou o companheiro inseparável, vai desde o banheiro até a cama.

Uso excessivo do celular pode prejudicar postura

0
Professor Marcelo nos orienta na coluna Vida & movimento de hoje sobre os malefícios do uso excessivo do celular
Aproveitem a estação com muito movimento, fiquem ativos, fiquem bem.

Apesar do outono favorecer sedentarismo, é importante manter foco nas atividades físicas

0
Professor Marcelo Albuquerque alerta para espantar a preguiça na estação outono
- PUBLICIDADE -
Publicidade

Comentários recentes