A Secretaria de Turismo de Penha participa da missão técnica internacional do Programa de Desenvolvimento Econômico Local, na área turística, o DEL Turismo. De 25 de junho a 1º de julho, representantes de cinco estados brasileiros conheceram a vertente trabalhada no estado da Baviera, na Alemanha – em missão idealizada e financiada pela organização BBW Internacional e pela Secretaria de Assuntos Econômicos da Baviera.
“É uma oportunidade única de adquirir conhecimentos, de caçar ideias para o turismo de Penha, de Santa Catarina e do Brasil”, define o secretário de Turismo de Penha, Cleber Neumann. Durante os sete dias de missão, representantes dos estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Norte, viajaram por seis municípios do principal destino de viagens de turismo para os alemães, a Baviera.
“O foco crucial dessa visita técnica foi observar os conceitos sobre um turismo cada vez mais sustentável, focado na experiência máxima – por meio de ferramentas de gestão que exerçam o papel de respeito ao local”, acrescenta Cleber. Os participantes, além de realizarem a visitação em locais de referências no turismo da região, participaram de palestras sobre sustentabilidade, cooperativismo, regionalidade e o futuro do turismo.
De acordo com a coordenadora da BBW Internacional e realizadora da viagem, Anne Oertel, a missão é uma oportunidade de ver novas experiências num país distante, mas também com semelhanças na forma de viajar. “Na maioria das vezes, as soluções para problemas podem ser encontradas ao decorrer da história do lugar e como aquela comunidade ou localidade encontrou novas formas de enxergar determinados problemas e resolvê-los. Esse intercambio pode criar uma rede de contato entre o Brasil e a Alemanha e até entre os próprios participantes. Nessa viagem, temos o poder de criar novas ideias e desenvolver o turismo no Brasil.”
A missão conta também com representantes dos parceiros do Programa DEL Turismo Green Destinations, Facisc, Fecomércio MS, Fecomércio RN, Federaminas e FIEAC.