quinta-feira, maio 23, 2024
spot_img
- PUBLICIDADE -
Publicidade
- PUBLICIDADE -
Publicidade
InícioEducaçãoNavegantes oferece curso de português para estrangeiros

Navegantes oferece curso de português para estrangeiros

"O estrangeiros tem facilidade em aprender e motivação para estudar, uma combinação ideal para resultados de excelência", destaca professor do projeto.

A Secretaria de Educação, em parceria com a Unidade de Descentralização (UD) de Navegantes e a Associação dos Haitianos de Navegantes, oferece um curso de português para estrangeiros. O lançamento aconteceu na noite da última quinta-feira (23), na E.M. Professora Eni Erna Gaya, em aula inaugural. 

Neste início, o curso conta com uma turma formada por 21 alunos haitianos, com aulas noturnas duas vezes por semana, toda quarta e sexta-feira, ministradas pelo professor Luis Gustavo Varela. A carga horária é de 160 horas. Os estudantes terão direito a lanche e material didático no local.

A carga horária é de 160 horas. Os estudantes terão direito a lanche e material didático no local. Foto: Marlon Andrade.

De acordo com o professor Luis, a prioridade é trabalhar a pronúncia e escrita. “Nossos alunos estrangeiros tem facilidade de aprendizagem e motivação para estudar. Essa combinação é ideal para termos resultados de excelência entregando profissionais mais qualificados para conviver e atuar em nossa sociedade”, frisou.

Professor do curso, Luis Gustavo Varela, em seu discurso e incentivo aos alunos com a presença de todos os estudantes da UD EJA de Navegantes. Foto: Marlon Andrade.

Presente no lançamento, o prefeito Liba Fronza destacou que a iniciativa é importantíssima para a integração social e ampliação das possibilidades de empregabilidade dos estrangeiros que residem em Navegantes. “Muitos dos haitianos possuem formação, inclusive com ensino superior, sendo profissionais altamente capacitados. No entanto, não falar o idioma acaba sendo uma barreira para conseguirem bons empregos”, declarou o Chefe do Executivo.

Prefeito Liba entrega material didático confeccionado em apostila para os alunos. Foto: Marlon Andrade.

A diretora da UD, Sônia Vieira da Costa, diz que o curso é uma conquista para a comunidade estrangeira que mora em Navegantes. Segundo ela, inicialmente, será verificada a demanda para o curso e, posteriormente, será discutida a abertura de novas turmas. 

Sônia da Costa, diretora da unidade, manifestou emoção ao lembrar do último desejo da sua mãe, também educadora, que faleceu de covid-19 em 2021, com uma oportunidade de colocar em prática iniciativas que transformam. Foto: Marlon Andrade.

Estiveram presentes no lançamento do curso o prefeito Liba Fronza, a Secretária de Educação, Patrícia Duarte Cidral, a diretora da UD, Sônia Vieira da Costa, o diretor-executivo da Associação dos Haitianos de Navegantes, João Edson Fagundes, e os vereadores Adriana Macarini e Gerson Fagundes.

Turma completa e reunida para registrar o início do projeto. Foto: Marlon Andrade.
Campanha Saúde Balneário Piçarras 2023
Campanha Educação Balneário Piçarras
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Colunistas

Prefeitura de Penha inicia projeto de revitalização da Avenida Eugênio Krause

0
“Esse é um projeto que eleva a capacidade de fluidez e mobilidade do trânsito central da nossa cidade. Com esse arrojado projeto, caminhamos em...
O professor é um mediador que coloca o aluno em um contato direto com conceitos e fontes adequadas.

Estreia coluna Sala dos Professores Opinião: Orgulho e representatividade

0
Neste sábado, especial dia dos mestres, estreia a coluna Sala dos Professores. O professor historiador Jairo Demm Junkes relata momentos do conhecimento e a figura da mediação dos professores com a sempre generosa cortesia da distribuíção dos méritos. A coluna recebe artigos inéditos dos profissionais da educação.
E não é só em números de aparelhos que nosso país está nas primeiras posições, em média gastamos 4 horas e 40 minutos diariamente (média) na frente deste aparelhinho. O smartphone virou o companheiro inseparável, vai desde o banheiro até a cama.

Uso excessivo do celular pode prejudicar postura

0
Professor Marcelo nos orienta na coluna Vida & movimento de hoje sobre os malefícios do uso excessivo do celular
Aproveitem a estação com muito movimento, fiquem ativos, fiquem bem.

Apesar do outono favorecer sedentarismo, é importante manter foco nas atividades físicas

0
Professor Marcelo Albuquerque alerta para espantar a preguiça na estação outono
- PUBLICIDADE -
Publicidade

Comentários recentes