A partir desta segunda-feira (13), uma massa de ar frio avança pelo estado de Santa Catarina. A análise, segundo sistema de monitoramento meteorológico da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, aponta o declínio acentuado nas temperaturas. O ar frio entra em SC pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e se estende para as demais regiões até o fim do dia. O Litoral Norte é o local com maior previsão de queda das temperaturas, já que nesta segunda os termômetros chegaram aos 35°C e na terça-feira (14) a temperatura máxima não deverá passar dos 15 ºC.
As áreas em laranja do mapa apontam alto risco para desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. Nas áreas em amarelo o risco é moderado para ocorrências associadas. A atenção deve ser redobrada com a população mais vulnerável, como crianças, idosos, pessoas com doenças cardiorrespiratórias, e animais de estimação.
Conforme a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil, é fundamental que a população esteja preparada, e adote medidas de proteção, como o uso de roupas adequadas, principalmente durante as noites e as madrugadas. Além disso, é importante se atentar para os cuidados com a saúde, especialmente daqueles mais suscetíveis aos efeitos adversos do frio.
Frio intenso deve permanecer até a próxima quarta-feira (15)
A Defesa Civil de Santa Catarina publicou nesta segunda, uma Observação Meteorológica para a manutenção das temperaturas baixas em toda região catarinense. Na tarde da terça, as temperaturas sobem moderadamente e as máximas ficam entre 14 e 17°C na maioria das localidades. Já nos pontos mais elevados do estado os termômetros não devem passar dos 12°C.
Na quarta-feira (15), o amanhecer será ainda mais frio no estado. Regiões entre Grande Oeste, Planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana terão mínimas de 0 a 5°C. Nos pontos mais altos da Serra, as temperaturas podem atingir valores negativos, com possível formação de geada. No litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte as mínimas variam entre 8 a 12°C. O risco é inferior nas áreas verdes e moderado nas áreas amarelas para desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. O ar frio perde força e as temperaturas voltam a subir na tarde de quarta-feira.
Recomendações da Defesa Civil
- Atenção em dobro com a população mais vulnerável, como crianças, idosos, pessoas com doenças cardiorrespiratórias, e animais de estimação;
- Procure vestir roupas adequadas;
- Beba bastante água;
- Abrigue animais domésticos nas noites mais frias;
- Mantenha a higiene das mãos;
- Evite lugares fechados e de grande circulação de pessoas.