Técnicos da Defesa Civil de Barra Velha realizaram nesta sexta-feira, 20, uma vistoria em um imóvel atingido por deslizamento de terra, na rua Narciso Manoel Vieira, no bairro Vila Nova, em Barra Velha. O barranco cedeu, derrubou o muro e invadiu a casa. A Defesa Civil interditou o imóvel e outros dois na vizinhança que estavam desocupados.
“Na vistoria, identificamos rachaduras na parte da construção, nas paredes e a movimentação de toda a estrutura”, explica o diretor da Defesa Civil, Elton Cunha, salientando que há risco de desabamento parcial.
Ele afirma que nestes casos, a orientação é a interdição do imóvel bem como a orientação ao proprietário dos riscos associados à utilização da edificação. Um casal e duas crianças residiam na casa interditada. Assistência acompanha o caso.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social acompanha a situação da família desalojada. Técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) estiveram no local e ofertaram acolhimento. A gestante recebeu atendimento médico de urgência para avaliar a situação e os demais foram acolhidos pela família. Também foi ofertada cesta básica e amparo, porém a família optou, neste momento, permanecer na casa de parentes.
Nos próximos dias, os assistentes sociais irão avaliar a possibilidade de a família receber outros benefícios. “Estamos acompanhando de perto toda essa situação”, confirmou a secretária de Assistência Social, Maria Angélica Moser.
População deve ficar atenta aos sinais!
O diretor da Defesa Civil de Barra Velha orienta a população para que observe os sinais de deslizamento, como movimentação de terra em morros, possível queda de árvore ou rachaduras em paredes de imóveis. “Não fiquem gravando imagens e se expondo desnecessariamente”, disse. Em caso de situação de perigo iminente, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.