A situação financeira do município foi a pauta principal da primeira reunião de secretários da nova gestão da Prefeitura de Penha, realizada na manhã da última quinta-feira, 2. Os contadores apresentaram ao prefeito e vice, Luizinho Américo (PL) e Mário Marquett (PL), um relatório preliminar das receitas e despesas do último ano. Centenas de comissionados do ex-prefeito ainda permanecessem nos cargos, pois a falta de recursos impediu a exoneração com rescisão de contratos durante a transição.
Ao Portal Pexero Web, o secretário de Governo, Felipe Franco Bieging, confirmou que ainda não foram nomeados todos os cargos em comissão da nova gestão, apenas os secretários de primeiro escalão. “Sobre os exonerados da gestão passada, a portaria está sendo produzida. Deve ser publicado amanhã [03/01]”, projeta. Não se sabe ainda se serão exonerados todos os cargos em apenas um ato ou aos poucos, conforme se verifique a situação das contas públicas para o acerto das rescisões.
“Os números são alarmantes e mostram uma realidade muito delicada, com um volume de dívidas bastante elevado. Vamos aguardar o encerramento dos trabalhos do setor de contabilidade para então revelar os dados com exatidão”, declarou o prefeito ao final da reunião.
Como forma de controlar os gastos públicos, Luizinho Américo vai diminuir o número de secretarias municipais e irá trabalhar com um número reduzido de funcionários comissionados. São doze secretarias e uma estimativa de iniciar com 50 cargos comissionados.
A situação de convênios formalizados com os governos Estadual e Federal também ganhou ênfase durante a reunião do colegiado. “Hoje há muitos convênios de obras com repasses travados por conta da falta de prestação de contas. É uma situação que dificulta o término dos trabalhos e também trava novos convênios”, finalizou Luizinho.