quinta-feira, maio 23, 2024
spot_img
- PUBLICIDADE -
Publicidade
- PUBLICIDADE -
Publicidade
InícioBalneário PiçarrasBalneário Piçarras se soma às cidades com transporte interbairros gratuito

Balneário Piçarras se soma às cidades com transporte interbairros gratuito

A partir do dia 7 de agosto começa o cadastramento para a bilhetagem eletrônica; saiba mais

Não haverá cobrança de passagem dos ônibus interbairros de Balneário Piçarras. Isso mesmo! O governo municipal anunciou nesta terça-feira, 1º de agosto, que a gratuidade no serviço será mantida pelo prazo do contrato assinado entre prefeitura e BRT Piçarras, que é de 12 meses. O sistema do transporte coletivo na cidade começou no dia 21 de junho e a administração pública estudava um valor de tarifa. No entanto, a prefeitura decidiu pela gratuidade.

O sistema interbairros, lançado em 21 de junho deste ano, marcou uma iniciativa inédita na cidade e tem como objetivo facilitar a mobilidade urbana dos cidadãos. Agora, com a definição pela gratuidade, moradores e usuários do transporte público podem se deslocar pela cidade sem custo algum.

Porém, para ter acesso à gratuidade os passageiros deverão fazer um cadastro na prefeitura, a partir do dia 7 de agosto. Cada usuário do transporte receberá um cartão eletrônico, que serão distribuídos nas cores Azul (estudante), Vermelho (pessoa com deficiência), Verde (sênior) e Amarelo (usuário comum). A utilização dos cartões começa no dia 21 de agosto e o cadastramento segue até 29 de setembro na sede da prefeitura, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

A cadastramento possibilitará à prefeitura conhecer o perfil dos usuários, identificar as demandas de transporte e ajustar as linhas e horários de acordo com as necessidades da população. O processo de cadastramento é indispensável para que a bilhetagem eletrônica forneça um diagnóstico permanente à prefeitura, permitindo uma adaptação contínua e eficaz do serviço de transporte público. A iniciativa visa melhorar a qualidade do sistema e garantir que os horários e rotas atendam aos interesses dos passageiros.

Até o dia 30 de setembro, os moradores que não conseguirem realizar o cadastro poderão embarcar nos ônibus com a catraca liberada pelos motoristas. No entanto, após o prazo estabelecido, somente quem possuir o cartão poderá utilizar o transporte público.

“A gratuidade do transporte público busca incentivar a utilização do ônibus como uma opção sustentável para a mobilidade urbana e reafirmar um compromisso da prefeitura com as pessoas que dependem de ônibus para trabalhar e estudar, por exemplo”, comentou o prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt.

Embarque sem Cartão Cidadão será permitido somente até 30 de setembro

Cadastro obrigatório para uso do transporte público inicia em 7 de agosto

O uso do transporte será gratuito durante o período de vivência do contrato com a BRT Piçarras. A utilização dos cartões começa no dia 21 de agosto e o embarque sem Cartão Cidadão será permitido somente até 30 de setembro. O cadastramento possibilitará à prefeitura conhecer o perfil dos usuários, identificar as demandas de transporte e ajustar as linhas e horários de acordo com as necessidades da população. A iniciativa visa melhorar a qualidade do sistema e garantir que os horários e rotas atendam aos interesses dos passageiros.

O setor de cadastro da prefeitura atenderá na Avenida Emanoel Pinto, nº 1655, Centro, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Serão emitidos o Cartão Comum, Cartão PcD, Cartão Sênior e Cartão Estudante. Confira a documentação necessária para emissão:

Cartão Cidadão Comum: documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência.

Cartão Cidadão PcD (Pessoa com Deficiência): documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e laudo médico atestando a deficiência.

Cartão Cidadão Sênior: documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência.

Cartão Cidadão Estudante: documento de identificação com foto e CPF (caso o aluno seja menor de idade, deverá ser apresentada a documento do responsável), comprovante de residência e atestado de matrícula.

Campanha Saúde Balneário Piçarras 2023
Campanha Educação Balneário Piçarras
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Colunistas

Prefeitura de Penha inicia projeto de revitalização da Avenida Eugênio Krause

0
“Esse é um projeto que eleva a capacidade de fluidez e mobilidade do trânsito central da nossa cidade. Com esse arrojado projeto, caminhamos em...
O professor é um mediador que coloca o aluno em um contato direto com conceitos e fontes adequadas.

Estreia coluna Sala dos Professores Opinião: Orgulho e representatividade

0
Neste sábado, especial dia dos mestres, estreia a coluna Sala dos Professores. O professor historiador Jairo Demm Junkes relata momentos do conhecimento e a figura da mediação dos professores com a sempre generosa cortesia da distribuíção dos méritos. A coluna recebe artigos inéditos dos profissionais da educação.
E não é só em números de aparelhos que nosso país está nas primeiras posições, em média gastamos 4 horas e 40 minutos diariamente (média) na frente deste aparelhinho. O smartphone virou o companheiro inseparável, vai desde o banheiro até a cama.

Uso excessivo do celular pode prejudicar postura

0
Professor Marcelo nos orienta na coluna Vida & movimento de hoje sobre os malefícios do uso excessivo do celular
Aproveitem a estação com muito movimento, fiquem ativos, fiquem bem.

Apesar do outono favorecer sedentarismo, é importante manter foco nas atividades físicas

0
Professor Marcelo Albuquerque alerta para espantar a preguiça na estação outono
- PUBLICIDADE -
Publicidade

Comentários recentes