Neste domingo (12), a Praia Grande, Praia da Saudade e Bacia da Vovó tiveram sua qualidade comprovada e reconhecida internacionalmente. O prefeito de Penha, Aquiles Schneider da Costa, e o secretário de Turismo, Cleber Neumann, receberam representantes do setor turístico do município e empresários na cerimônia de hasteamento da bandeira Azul.
Santa Catarina foi o Estado com o maior número de praias certificadas, Penha foi contemplada com três certificações, sendo a Praia Grande, Praia da Saudade e Bacia da Vovó do Programa Internacional Bandeira Azul que reconhece a qualidade socioambiental de praias e equipamentos náuticos em todo o mundo.
A cerimônia foi realizada no espaço do Tulipas Gastrobar, na Praia Grande, a primeira a receber o certificado no ano passado e a comitiva seguiu para as outras duas praias. Representantes do Corpo de Bombeiros Militar, secretários de Governo, empresários do setor turístico e de construção, entre outros.
Para o prefeito, a certificação é um orgulho, elevando o município de Penha para ser reconhecido no Brasil e no mundo. “A gente conseguiu pela primeira vez o certificado no ano passado, aqui na Praia Grande, que voltamos a hastear neste ano. É uma série de critérios e uma lista extensa de investimentos, infraestrutura que precisa ser feito para o Bandeira Azul, o maior certificado de qualidade de praias que existe”, disse.
A expectativa para o próximo ano é que o município tenha ao menos cinco praias certificadas, se tornando o primeiro colocado no Brasil. “Essa certificação coloca Penha no cenário internacional, sendo um destino turístico mais procurado pois garante a qualidade das praias. Quero agradecer toda a equipe, os envolvidos e ao prefeito Aquiles pelo empenho”, declarou o secretário de Turismo.
A coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi, esteve nas três praias acompanhando o hasteamento. “Acredito que para o ano que vem, conseguiremos dobrar o número de praias com certificação. Todas as praias Bandeira Azul elas entram no cenário global e isso traz muito orgulho para a comunidade, valorização do turismo e meio ambiente, colocando a praia em destaque em relação as demais”, disse.
Pensando na acessibilidade, sendo um dos requisitos do Bandeira Azul, no município de Penha, existem 10 rampas construídas na orla para facilitar o acesso, sendo cinco exclusivas para cadeirantes.