domingo, julho 21, 2024
spot_img
- PUBLICIDADE -
Publicidade
- PUBLICIDADE -
Publicidade
InícioPenhaPrograma de “De Olho no Oléo” é lançado em Penha

Programa de “De Olho no Oléo” é lançado em Penha

Iniciativa da Águas de Penha e da Rede Sustentável conta com apoio do Instituto de Meio Ambiente.

Fazer a destinação correta do óleo de cozinha utilizado pela população, preservar o meio ambiente e ajudar uma entidade local. As medidas são alguns dos objetivos do programa “De Olho no Óleo” que acaba de ser lançado em Penha. A ação é uma iniciativa da concessionária Águas de Penha e da Rede Sustentável – grupo que reúne instituições do município que estão somando forças para promover o bem – com o apoio do Instituto de Meio Ambiente (Imap). A iniciativa irá beneficiar a APAE, entidade que faz parte da Rede Sustentável.

Para participar, é muito simples. Serão instalados pontos de coleta, onde as pessoas poderão descartar da forma correta o óleo usado. Bares, hotéis, restaurantes, lanchonetes e condomínios, que são grandes geradores de resíduos, também poderão participar do projeto.

De acordo com o superintendente da IMAP, Everaldo Lourival Francisco, a iniciativa de reciclar o óleo de cozinha em parceria com a Águas de Penha é muito importante, pois está retirando de circulação um resíduo que poderia vir parar no mar, poluindo as praias do município. Além disso, segundo ele, vai ajudar a APAE, que faz um trabalho tão importante na cidade.

Foco no meio ambiente e na população

Além de trazer benefícios ao meio ambiente, o projeto beneficia instituições do município, atuando tanto no setor ambiental quanto social. Neste primeiro momento, a APAE Penha será a beneficiada com os recursos resultantes da venda deste óleo. “Esta é uma iniciativa muito importante para a  entidade visto que temos uma estrutura que acolhe muitas crianças e jovens de Penha que precisam de atendimento especializado. Sem contar que é uma ação que envolve toda a comunidade a colaborar com o meio ambiente”, destaca a presidente da APAE, Eudes Beatriz Tartari Zani, durante a apresentação do projeto.

Luiz Gustavo Marzollo, analista de responsabilidade social da concessionária Águas de Penha, explica que o projeto vai crescer ao longo dos meses. “Todo o óleo será coletado, comercializado e destinado corretamente. Ou seja, é um serviço profissional e com equipe capacitada para isso”, completa Marzollo.

Como fazer o descarte correto do óleo:

1) Filtre o óleo: após  utilizar o óleo para frituras, é necessário filtrá-lo assim que ele esfriar, sobretudo se for em frituras que deixam restos de comida.

2) Armazene em garrafas PETs: após utilizar o óleo de fritura, resfriá-lo e filtrá-lo, armazene-o em uma garrafa PET. Essa atitude reduz os riscos de entupimento de tubulações e conserva o óleo para que ele seja encaminhado para os pontos de coletas do programa De Olho no Óleo.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Colunistas

Prefeitura de Penha inicia projeto de revitalização da Avenida Eugênio Krause

0
“Esse é um projeto que eleva a capacidade de fluidez e mobilidade do trânsito central da nossa cidade. Com esse arrojado projeto, caminhamos em...
O professor é um mediador que coloca o aluno em um contato direto com conceitos e fontes adequadas.

Estreia coluna Sala dos Professores Opinião: Orgulho e representatividade

0
Neste sábado, especial dia dos mestres, estreia a coluna Sala dos Professores. O professor historiador Jairo Demm Junkes relata momentos do conhecimento e a figura da mediação dos professores com a sempre generosa cortesia da distribuíção dos méritos. A coluna recebe artigos inéditos dos profissionais da educação.
E não é só em números de aparelhos que nosso país está nas primeiras posições, em média gastamos 4 horas e 40 minutos diariamente (média) na frente deste aparelhinho. O smartphone virou o companheiro inseparável, vai desde o banheiro até a cama.

Uso excessivo do celular pode prejudicar postura

0
Professor Marcelo nos orienta na coluna Vida & movimento de hoje sobre os malefícios do uso excessivo do celular
Aproveitem a estação com muito movimento, fiquem ativos, fiquem bem.

Apesar do outono favorecer sedentarismo, é importante manter foco nas atividades físicas

0
Professor Marcelo Albuquerque alerta para espantar a preguiça na estação outono
- PUBLICIDADE -
Publicidade

Comentários recentes