terça-feira, junho 25, 2024
spot_img
- PUBLICIDADE -
Publicidade
- PUBLICIDADE -
Publicidade
InícioPenhaCentral de Triagem da Dengue encerra atividades em Penha

Central de Triagem da Dengue encerra atividades em Penha

O espaço foi criado a fim de atender os pacientes com sintomas da doença

A Central de Triagem da Dengue, do município de Penha, encerrou as atividades a partir da última segunda-feira de maio (27). A decisão foi tomada após a queda no número de atendimentos de pacientes no local.

Instalado na Colônia dos Pescados, o espaço foi criado a fim de atender os pacientes com sintomas da doença. Segundo dados da Saúde de Penha, em março foram registrados 5.571 atendimentos gerais, em 6.901 e até a última quinta-feira (23), foram 1.828 atendimentos em maio.

A secretária de saúde de Penha, Bárbara Juma Logogo, afirma que o município decidiu encerrar porque os atendimentos podem ser supridos no PA ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para otimizar os recursos anteriormente aplicados na Central.

“O local atendeu perfeitamente as necessidades da população, principalmente no mês de abril, que tivemos o pico da doença aqui na cidade. Ofertamos neste período diagnóstico, testes rápidos, hidratação e tratamento, além de toda a equipe à disposição”, finaliza a secretária.

Sintomas e tratamento

Caso haja febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – recomenda-se procurar imediatamente um serviço de saúde para obter tratamento oportuno. Porém, é necessário atenção após o período febril. Com a redução da febre (entre 3° e o 7° dia do início da doença), sinais de alarme podem estar presentes e marcar o início da piora no indivíduo. 

O tratamento é baseado, principalmente, na reposição de líquidos adequada. Conforme orientação médica, é indicado: repouso, ingestão de líquidos, não se automedicar e buscar imediatamente o serviço de urgência em caso de sangramentos ou surgimento de pelo menos um sinal de alarme e retorno a reavaliação clínica conforme orientação médica.

O que fazer para evitar a proliferação do Aedes aegypti 

Para evitar a proliferação do mosquito, mantenha caixas, tonéis e barris de água bem tampados, coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada, não jogue lixo em terrenos baldios e se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo e facilite a entrada dos agente endêmicos nos imóveis.

João Sagas
Profissional de comunicação. Familiarizado com comunicação entre empresas, fornecedores e clientes. Capaz de trabalhar em diversos projetos simultaneamente e ter a comunicação clara e objetiva em relação à equipe. Familiarizado com procedimentos, normas e condutas de éticas presentes nas empresas do setor privado e público. Facilidade na realização de tarefas como escrita, planilhas e criação de slides e layouts e edição de vídeos e áudios.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Colunistas

Prefeitura de Penha inicia projeto de revitalização da Avenida Eugênio Krause

0
“Esse é um projeto que eleva a capacidade de fluidez e mobilidade do trânsito central da nossa cidade. Com esse arrojado projeto, caminhamos em...
O professor é um mediador que coloca o aluno em um contato direto com conceitos e fontes adequadas.

Estreia coluna Sala dos Professores Opinião: Orgulho e representatividade

0
Neste sábado, especial dia dos mestres, estreia a coluna Sala dos Professores. O professor historiador Jairo Demm Junkes relata momentos do conhecimento e a figura da mediação dos professores com a sempre generosa cortesia da distribuíção dos méritos. A coluna recebe artigos inéditos dos profissionais da educação.
E não é só em números de aparelhos que nosso país está nas primeiras posições, em média gastamos 4 horas e 40 minutos diariamente (média) na frente deste aparelhinho. O smartphone virou o companheiro inseparável, vai desde o banheiro até a cama.

Uso excessivo do celular pode prejudicar postura

0
Professor Marcelo nos orienta na coluna Vida & movimento de hoje sobre os malefícios do uso excessivo do celular
Aproveitem a estação com muito movimento, fiquem ativos, fiquem bem.

Apesar do outono favorecer sedentarismo, é importante manter foco nas atividades físicas

0
Professor Marcelo Albuquerque alerta para espantar a preguiça na estação outono
- PUBLICIDADE -
Publicidade

Comentários recentes