terça-feira, maio 28, 2024
spot_img
- PUBLICIDADE -
Publicidade
- PUBLICIDADE -
Publicidade
InícioNavegantesNavegantes se destaca com avanços significativos em infraestrutura, saúde, educação e lazer...

Navegantes se destaca com avanços significativos em infraestrutura, saúde, educação e lazer em apenas dois anos

Conheça as principais realizações recentes da gestão municipal que transformam a qualidade de vida da população em Navegantes

As cidades evoluem cada vez mais. Estão integradas, tecnológicas e conectadas. Navegantes não é exceção e para atingir o patamar das que se destacam, a cidade Dengo-Dengo investe em infraestrutura, educação, saúde, lazer e obras que transformam a vida do cidadão navegantino.

A qualidade de vida não dispensa o lazer que a população merece. Nesse quesito, entregas como, a mais recente Praça dos Emancipadores, demonstra a responsabilidade do poder público em proporcionar equipamentos destinados ao bem-estar da população. Junto ao Centro Integrado de Cultura e ao Ginásio de Esportes, o local se torna um complexo cultural no coração da cidade, no bairro Centro.

Com iluminação cênica, mobiliário urbano, paisagismo e aproximadamente três mil metros quadrados, a praça está destinada a ser um ponto de encontro da população e a receber eventos temáticos ao longo do ano.

E por falar em encontros, o Espaço de Contemplação também foi uma das áreas de lazer entregue. Às margens do rio Itajaí-Açu, no bairro São Pedro, o local foi idealizado para receber turistas e cidadãos de Navegantes para contemplar o pôr do sol mais lindo da região. A praça guarda também o monumento Homenagem ao Pescador, de Ricardo Batista, uma alusão à pesca artesanal, uma das primeiras atividades da cidade.

Saúde e Educação

E os investimentos chegam também na saúde. O cuidado como meta perpassa por um atendimento humanizado e instalações adequadas para atender à população. 2023 mal começou e já foram entregues duas unidades básicas de saúde completamente reformadas e ampliadas: do Gravatá e de Escalvados. A cobertura municipal atende do litoral ao interior. E mais sete UBSs estão em andamento: Volta Grande, Porto das Balsas, Pedreiras, São Pedro, São Domingos II e Machados.

Já na educação, três novas escolas foram entregues: Escola Vilna Corrêa Pretti, CMEI Maria da Silva Santos e Natalina Sabel do Amaral. São 2050 novas vagas e a cidade alcança um total de 19 mil alunos na rede municipal de ensino. E não para por aí. Mais 13 unidades escolares estão em reforma ou ampliação para dar qualidade na educação das crianças e de trabalho aos professores e profissionais do ensino em Navegantes.

Abastecimento e via pública

Não tem como falar em infraestrutura e não destacar a obra da Adutora Gravatá e do novo reservatório. Em março, a instalação da tubulação alcança o último trecho, na Rua Rio do Sul, que será interligada ao sistema já existente formando um anel entre as redes do Gravatá e Meia Praia. Serão 3,2 quilômetros de extensão com 350mm de diâmetro que vão solucionar um dos maiores entraves de abastecimento de água potável da região.

O novo reservatório, que está em construção, será de aço vitrificado com capacidade de três milhões de litros de água e, ao integrar o sistema de abastecimento, vai elevar a capacidade de reservação de Navegantes dos atuais 2000 para 5000 metros cúbicos. As próximas etapas incluem testes de carga e ligação das adutoras no reservatório para, em seguida, entrar em atividade.

É a solução para um problema antigo na região. São mais de 30 anos que a população dos bairros Meia Praia e Gravatá sofre com a falta d’água. A implementação desses novos equipamentos está no plano Municipal de Saneamento Básico de Navegantes.

Ainda sobre infraestrutura, uma importante via pública de Navegantes começa a receber total requalificação. Trata-se da Avenida Prefeito José Juvenal Mafra, que corta os principais bairros da cidade. A primeira etapa, iniciada na Rua José Romão até a Rua Osmar Gaya, consiste na remoção das lajotas, troca de tubulação antiga e de calhas do sistema de drenagem.

As próximas etapas incluem a pavimentação asfáltica, sinalização, espaço de ciclovia e pedestres. O projeto atenderá cerca de cinco quilômetros da Avenida, uma das maiores demandas de infraestrutura da população e comércio local.

Pavimentação, edifícios públicos, áreas de lazer e infraestrutura são ações e obras que objetivam o desenvolvimento. Este é um compromisso do poder público com a sociedade, tornando a cidade um lugar de bem-estar e orgulho para quem vive aqui.

Campanha Saúde Balneário Piçarras 2023
Campanha Educação Balneário Piçarras
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Colunistas

Prefeitura de Penha inicia projeto de revitalização da Avenida Eugênio Krause

0
“Esse é um projeto que eleva a capacidade de fluidez e mobilidade do trânsito central da nossa cidade. Com esse arrojado projeto, caminhamos em...
O professor é um mediador que coloca o aluno em um contato direto com conceitos e fontes adequadas.

Estreia coluna Sala dos Professores Opinião: Orgulho e representatividade

0
Neste sábado, especial dia dos mestres, estreia a coluna Sala dos Professores. O professor historiador Jairo Demm Junkes relata momentos do conhecimento e a figura da mediação dos professores com a sempre generosa cortesia da distribuíção dos méritos. A coluna recebe artigos inéditos dos profissionais da educação.
E não é só em números de aparelhos que nosso país está nas primeiras posições, em média gastamos 4 horas e 40 minutos diariamente (média) na frente deste aparelhinho. O smartphone virou o companheiro inseparável, vai desde o banheiro até a cama.

Uso excessivo do celular pode prejudicar postura

0
Professor Marcelo nos orienta na coluna Vida & movimento de hoje sobre os malefícios do uso excessivo do celular
Aproveitem a estação com muito movimento, fiquem ativos, fiquem bem.

Apesar do outono favorecer sedentarismo, é importante manter foco nas atividades físicas

0
Professor Marcelo Albuquerque alerta para espantar a preguiça na estação outono
- PUBLICIDADE -
Publicidade

Comentários recentes