por JAIRO DEMM JUNKES
Historiador, Filósofo e Professor da Rede Estadual de Ensino de SC.
A percepção de vitória, é frequentemente associada a algum tipo de conquista. Nos últimos tempos, isso costuma ser representado de modo equivocado com algum tipo de prêmio. Este equívoco é negligente pelo fato de que vitória é uma conquista.
No ambiente educacional, é fundamental que se tenha a percepção de que a relação que envolve a noção de vitória ou de conquista não deva ser pautada em elementos tão rasos, num contexto de esforço por recompensa, seja um presente, ou uma medalha.
A maior conquista se dá através da através da construção de um novo paradigma do conhecimento do estudante, superando a condição anterior. Ou dito de outra maneira, o conhecimento é um progresso do estudante rumo ao mundo do saber.
A relação com o conhecimento é algo inerente à natureza humana, é parte fundamental que define a espécie como tal. A relação com o universo do saber fornece uma passagem da mente humana à todo um universo de possibilidades de interpretação da realidade.
Como ficou célebre a frase de Albert Einstein (1879-1955): “A mente que se abre à uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. Essa frase, por si, demonstra o quanto “a mente” se expande com o conhecimento, toma uma forma muito mais elevada, mais sábia.
Desta forma, é fundamental que se reconheça, neste processo de crescimento, a função do mestre, no exercício de seu ofício, visa tornar o caminho para o saber uma experiência única. Assim, ele é um mediador que coloca o aluno em um contato direto com conceitos e fontes adequadas.
Assim, vale ressaltar a elevada atuação dos mestres Keila Aparecida de Almeida, Ricardo Pellegrin Marion que, no dia 14 de setembro, através da brilhante apresentação de seus orientandos, uma esplêndida sobre reflexão sobre a questão ambiental.
Os educandos Gustavo Ávila e Ana Carolina Bezerra, ao demonstrar de modo simples, sobre formas racionais de cultivo, aproveitando resíduos orgânicos que seriam descartados através da construção de uma composteira, resgatando uma coerência de uso dos recursos naturais.
Estes quatro representantes da Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis, na data acima citada, demonstram de maneira muito valorosa o significado de vitória, de conquista, através da relação com o saber. Essa apresentação tendo sido realizada na XIII Fecitec, ajudou a abrilhantar o evento. A apresentação dos referidos integrantes, seja pelo desempenho dos estudantes, bem como a dedicada orientação dos docentes envolvidos, deve ser considerada uma inspiração e orgulho, não somente aos membros da unidade escolar, mas aos moradores da cidade de Penha como um todo.
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