Por Luis Varela | Editor-chefe Portal de Notícias Pexero Web
A redação do Portal Pexero Web tem acompanhado denúncias e informações divulgadas durante o período de transição de governo. O ESPECIAL TRANSIÇÃO tem mostrado algumas situações que não esclarecem sobre os recursos públicos. Dificuldade de acessos aos dados, comprovações, material básico para trabalho do jornalista.
Entra governo, sai governo, as instituições permanecem, o jornalismo continua com a credibilidade de quem checa, apura e trata as informações para produzir o principal produto do jornalismo: a notícia. Não vamos deixar de publicar fatos em troca de investimento em mídia, como de praxe fazem alguns veículos regionais, nem despejar denúncias ao léu, como também adotam outras mídias em busca do sensacionalismo e de clickbait.
O jornalismo independente é muito difícil de exercer na atual conjuntura, especialmente no estado catarinense, que se faz em cima de notícias pagas, fechando os olhos para situações mal explicadas. Estaremos, sim, credenciados para mídia e publicidade dos poderes, não apenas por recursos, mas para demonstrarmos que temos solidez e estrutura, temos importância na opinião pública. Por isso, independentemente de contratos ou publicidades, continuaremos a destacar, a trazer as pautas para o debate público e, em caso de não termos todas as checagens possíveis, trataremos o tema com a maior e ampla abordagem, ouvindo todos os lados e versões. Provocaremos o constrangimento público para que se force a divulgação de informações que em anos permanecem sem acesso da imprensa.
Mas temos uma linha editorial, não podemos negar: não adotamos o extremismo, não concordamos com a desigualdade e, severamente, condenamos a exploração do meio ambiente e das riquezas naturais que abundam as terras do Litoral Catarinense. Queremos que todos se desenvolvam, tenham acesso e possam tomar as decisões sobre sua vida. Assim como a principal finalidade do jornalismo que consiste em fornecer aos cidadãos a ecologia das informações de que necessitam para serem livres e se autogovernarem.
Para isso, seguiremos a escola que fez Fred, o jornalista e amigo Frederico Vasconcellos, colunista da Folha de S. Paulo e escritor do livro “Anatomia da Reportagem: Como Investigar Empresas, Governos e Tribunais”. Doa a quem doer, judiciário, executivo ou legislativo, inclusive a nós mesmos jornalistas e mídia que devemos atuar com responsabilidade e, ao menor descuido de operar no limite dela, estaremos lá a postos para destacar com olhar atento de quem vive a região, de quem adotou a identidade pexera ao transformar um nome pejorativo em um veículo de comunicação.
Desde 2021, quando iniciamos as operações do Pexero Web, temos avançado em vários formatos, mas tudo evolui e sabemos que, para inovar, também dependemos do nosso público, que sempre acompanha, traz informações e espera a melhor apuração e a coragem de publicar como se deve.
Por isso, agentes dos poderes, atuem pelo interesse público com total transparência. Esse é o nosso compromisso, é a nossa expressão. É a expressão da nossa gente!