quinta-feira, maio 23, 2024
spot_img
- PUBLICIDADE -
Publicidade
- PUBLICIDADE -
Publicidade
InícioPenhaDarci, te prepara pro exame das próstatas

Darci, te prepara pro exame das próstatas

A saúde do homem foi tema de uma palestra realizada na Câmara de Vereadores de Penha na sexta-feira (12). Durante o encontro, o enfermeiro Juliano Lançana, que atua no Pronto Atendimento Municipal e é mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado, falou sobre a masculinidade tóxica, sobre a cultura e os tabus que fazem com que muitos homens não cuidem de sua própria saúde.

O mês é da conscientização sobre o exame de próstata, mas Juliano também fez questão de frisar que uma série de fatores levam os homens a enfrentarem muitos problemas de saúde que poderiam ser evitados, incluindo também as doenças que podem ser diagnosticadas precocemente. “Por isso a gente falou de várias outras doenças, falamos de causas externas, acidentes, consumo de drogas lícitas e ilícitas. Os homens consomem muito mais drogas do que as mulheres. Bebem mais, fumam mais, têm mais problemas cardiovasculares […] sem falar dos problemas mentais que afetam os homens, principalmente com a pandemia, ondem pessoas ficaram desempregadas, sem ter como sustentar sua família”, ressalta o profissional de saúde.

Neste sentido, Juliano faz um alerta para a chamada “masculinidade tóxica” que se reflete em uma série de mazelas sociais, dentre elas, a resistência para procurar os serviços de saúde, assistência médica e tratamento especializado, aumento do número de casos de depressão, entre tantos outros.

Para o procurador especial da mulher, Luiz Fernando Vailatti, a abordagem dada pelo palestrante foi muito importante. “Tudo isso que o Juliano falou a gente sente: a gente tira onda, tira sarro, não leva a sério! Essa palestra foi importante para que realmente as pessoas se conscientizem de que é necessário fazer os exames e ter o acompanhamento médico para que possamos evitar um mal maior”, disse o anfitrião do evento.

A saúde do homem foi o tema da dissertação de mestrado defendida pelo enfermeiro, intitulada “Políticas públicas e o gênero masculino: a saúde do homem entra em cena”. A pesquisa foi realizada com homens residentes no município de Penha, que evidenciam problemas relacionados a saúde como acesso aos serviços, doenças crônicas, estigmas referentes à cultura e masculinidade.

Campanha Saúde Balneário Piçarras 2023
Campanha Educação Balneário Piçarras
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Colunistas

Prefeitura de Penha inicia projeto de revitalização da Avenida Eugênio Krause

0
“Esse é um projeto que eleva a capacidade de fluidez e mobilidade do trânsito central da nossa cidade. Com esse arrojado projeto, caminhamos em...
O professor é um mediador que coloca o aluno em um contato direto com conceitos e fontes adequadas.

Estreia coluna Sala dos Professores Opinião: Orgulho e representatividade

0
Neste sábado, especial dia dos mestres, estreia a coluna Sala dos Professores. O professor historiador Jairo Demm Junkes relata momentos do conhecimento e a figura da mediação dos professores com a sempre generosa cortesia da distribuíção dos méritos. A coluna recebe artigos inéditos dos profissionais da educação.
E não é só em números de aparelhos que nosso país está nas primeiras posições, em média gastamos 4 horas e 40 minutos diariamente (média) na frente deste aparelhinho. O smartphone virou o companheiro inseparável, vai desde o banheiro até a cama.

Uso excessivo do celular pode prejudicar postura

0
Professor Marcelo nos orienta na coluna Vida & movimento de hoje sobre os malefícios do uso excessivo do celular
Aproveitem a estação com muito movimento, fiquem ativos, fiquem bem.

Apesar do outono favorecer sedentarismo, é importante manter foco nas atividades físicas

0
Professor Marcelo Albuquerque alerta para espantar a preguiça na estação outono
- PUBLICIDADE -
Publicidade

Comentários recentes