A SCPar Porto de São Francisco do Sul aplica um modelo de gestão chamado de Novo Porto, cujo programa é dividido em três fases: Programa 5S, Programa de Indicadores e Metas e Programa de Gestão de Processos de Negócios do Porto, tendo como objetivo ampliar a eficiência, reduzir custos, melhorar a qualidade dos serviços e minimizar os riscos de acidentes.
Programa 5S
Cria uma nova filosofia de trabalho, por meio de mudanças comportamentais com foco na organização, limpeza, saúde e disciplina praticadas pelos colaboradores. As iniciativas partem dos próprios funcionários, dos gestores e do Diretor-Presidente, que fiscaliza e acompanha a aplicação do programa.
Indicadores e Metas
Estabelece os resultados que cada equipe de trabalho deve gerar a curto, médio e longo prazo, partindo da premissa que “sem medição não há gestão”. Assim, a Diretoria atua com base em indicadores e com a implantação gradativa da meritocracia.
Gestão de Processos
Busca identificar fluxos de trabalho com início, meio e fim bem definidos, contemplando os insumos e serviços desenvolvidos no porto e permitindo uma visão integrada dos produtos gerados em cada área. As melhorias impactam principalmente na incorporação de novas tecnologias, na integração de equipes e na reestruturação de competências.
Os números do Porto de São Francisco do Sul surpreendem o país e potencializam Santa Catarina. Visto como um “fenômeno econômico” o Porto é uma referência nacional. De acordo com o presidente da SC Participações e Parcerias (holding), Alexandre Amin Salum Júnior, trata-se do maior porto em movimentação de carga de Santa Catarina.
“É o 8º maior porto do Brasil em movimentação de carga geral e o 8º maior porto do Brasil em movimentação de carga geral”. A análise de Alexandre Amin Salum Junior, junto da equipe técnica, constata ainda que esse é o 3º melhor porto em desempenho do país.