terça-feira, maio 28, 2024
spot_img
- PUBLICIDADE -
Publicidade
- PUBLICIDADE -
Publicidade
InícioJustiçaHá 25 anos sem ampliação, Tribunal de Justiça de SC instala fórum...

Há 25 anos sem ampliação, Tribunal de Justiça de SC instala fórum em Penha

Momento histórico com a presença de autoridades marcou inauguração da Comarca de Penha

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) oficializou a instalação da Comarca de Penha na manhã desta sexta-feira, 12. O ato marcou o início dos trabalhos do prédio batizado por Fórum Ministro Teori Albino Zavascki (situado na Avenida Nereu Ramos, 315, Centro). A madrinha e articuladora direta do processo de criação do braço do TJSC em Penha, Rosana Amara Girardi Fachin, participou da cerimônia e recordou suas origens familiares e vivências em Penha.

Assim que iniciou seu discurso, Rosana convidou o cartório Ludgero Figueredo e Nelsi Maria Zimmermann Leandro para participaram da simbólica mesa de autoridades – representando a emergente história penhense. “Essa Comarca foi feita por muitas mentes e corações”, disse Rosana em um emocionado discurso. Ela é ministra do Tribunal de Justiça do Paraná e esposa do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin.

Com residência e história familiar em Penha, Rosana também possui o título de cidadã honorária da cidade. Ela espera que a Comarca de Penha “seja um modelo ideal de justiça para todos”. A juíza da Direito da Comarca é Aline Vasty Ferrandin, e coordenará as áreas civil, criminal e familiar até que uma segunda Vara seja instalada – pedido este já feito por Rosana ao presidente do TJSC, João Henrique Blasi.

Nascendo com quase 13 mil processos – que migraram automaticamente da Comarca de Balneário Piçarras, onde Penha estava jurisdicionada – Penha “terá conduções processuais muito mais céleres”, afirmou Blasi. Ao final de seu discurso, o presidente declarou, em tom de descontração, Rosana como a “corregedora ad hoc da Comarca de Penha”, uma vez que ele já possui pedidos formalizados para implantação de uma segunda Vara. Ele também mencionou que há 25 anos o Tribunal de Justiça não ampliava a estrutura e formalizou essa expansão na cidade de Penha.

O prefeito da cidade, Aquiles da Costa afirmou que a criação da Comarca é “um feito muito impotente. Faz com que a nossa cidade possa efetivamente conseguir a independência de Balneário Piçarras. Essa Comarca é um símbolo de independente e soberania na luta para mantermos um regime democrático e pluraritário”, narrou o gestor público. Ele ainda parabenizou a promotoria e juízes da Comarca de Balneário Piçarras por um dos últimos atos.

“Ao apagar das luzes, quase que um último ato, a promotoria e o juiz Dr Vailatti homologaram um acordo para que as metas de saneamento básico de Penha sejam antecipadas. Uma vitória sem precedentes para o turismo da nossa cidade, para a saúde da nossa população. Não há como não falar em saneamento básico sem elencar esses itens”, agradeceu o gestor público.

O Coletivo de Mulheres do Brasil em Ação (CMBA) terá uma sala especial no Fórum, voltada as políticas públicas de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso. A instituição será uma casa de referência para o atendimento emergencial de mulheres vítimas de violência doméstica nas duas cidades, com o suporte de psicólogas, terapeutas e advogadas. Conforme a direção da CMBA, em breve o grupo pretender realizar atendimentos nas casas dessas mulheres. Na nova sede, o Coletivo pretende oferecer cursos profissionalizantes às mulheres, como informática, curso de cabelereira, manicure, aulas de reforço e rodas de conversa.

BUSTO DE TEORI ZAVASCKI

O Governo Municipal de Penha presentou a Comarca com um busto do ministro Teori Zavascki, faleceu aos 68 anos de idade, em 19 de janeiro de 2017, num acidente de avião. A peça foi produzida pelo artista plástico local, Umberto Soriano Barreto.

Ele tomou posse em 29 de novembro de 2012 na Suprema Corte para assumir a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Cezar Peluso. Antes, cumpriu trajetória no Superior Tribunal de Justiça, entre 2003 e 2012, e no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, no Rio Grande do Sul, o qual presidiu no biênio de 2001 a 2003.

Teori faleceu vitimado por um acidente aéreo em uma viagem de São Paulo para Paraty (RJ). Após dois anos de investigação, o Ministério Público Federal concluiu que não havia indícios de crime para a queda da aeronave e o inquérito sobre o acidente foi arquivado.

Confira as fotos

Campanha Saúde Balneário Piçarras 2023
Campanha Educação Balneário Piçarras
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -
Publicidade

Colunistas

Prefeitura de Penha inicia projeto de revitalização da Avenida Eugênio Krause

0
“Esse é um projeto que eleva a capacidade de fluidez e mobilidade do trânsito central da nossa cidade. Com esse arrojado projeto, caminhamos em...
O professor é um mediador que coloca o aluno em um contato direto com conceitos e fontes adequadas.

Estreia coluna Sala dos Professores Opinião: Orgulho e representatividade

0
Neste sábado, especial dia dos mestres, estreia a coluna Sala dos Professores. O professor historiador Jairo Demm Junkes relata momentos do conhecimento e a figura da mediação dos professores com a sempre generosa cortesia da distribuíção dos méritos. A coluna recebe artigos inéditos dos profissionais da educação.
E não é só em números de aparelhos que nosso país está nas primeiras posições, em média gastamos 4 horas e 40 minutos diariamente (média) na frente deste aparelhinho. O smartphone virou o companheiro inseparável, vai desde o banheiro até a cama.

Uso excessivo do celular pode prejudicar postura

0
Professor Marcelo nos orienta na coluna Vida & movimento de hoje sobre os malefícios do uso excessivo do celular
Aproveitem a estação com muito movimento, fiquem ativos, fiquem bem.

Apesar do outono favorecer sedentarismo, é importante manter foco nas atividades físicas

0
Professor Marcelo Albuquerque alerta para espantar a preguiça na estação outono
- PUBLICIDADE -
Publicidade

Comentários recentes