A exposição “Mulheres oníricas na magia dos orixás” nasceu durante o período da pandemia, em que a artista Sabrina Vianna, como muitas pessoas no mundo, sofreu com perdas de entes queridos e amigos, e adotou a aquarela como um dos seus refúgios. A mostra abre para visitação terça-feira (23), às 19h, Casa da Cultura Dide Brandão, e segue em exibição até o dia 17 de junho. A visitação é gratuita e aberta ao público.
A autora da mostra conta que, durante o contexto pandêmico, sonhos lúcidos começaram a emergir ao adormecer e, nessa experiência, figuras de mulheres em meio à natureza lhe remetiam as figuras dos orixás, inspirando a começar a pincelar essas lembranças. Sabrina conta que apesar da figura dos orixás ainda causar medo e repulsa em algumas pessoas, nada mais é do que uma extensa mitologia de deusas e deuses cultuados na crença africana.
“Quando se fala em religião de matrizes africanas, muitos demonizam e nem querem conhecer. Essa exposição vem trazer essas deusas ao olhar do público, não para serem cultuadas como divindades, mas para desmistificar o olhar preconceituoso e trazer o belo da cultura afro-brasileira”, afirma.
A exposição foi contemplada no edital de ocupação das galerias da Fundação Cultural, com a participação exclusiva de artistas residentes em Itajaí. A visitação na galeria é franca e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h.
Sobre a artista
Sabrina Vianna é bacharel em atuação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e licenciada pela Universidade de Brasília. Cantora, escritora, artista visual formada pela UNINTER. Sua linha de pesquisa nas artes que transita é a cultura afro-brasileira.
Serviço
Exposição “Mulheres oníricas na magia dos orixás”, da artista Sabrina Vianna
Abertura: Dia 23 maio (terça-feira), às 19h
Visitação até o dia 17 de junho
De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h
Casa da Cultura – Rua Hercílio Luz, 655, Centro
Entrada franca
Exposição é inspirada em sonhos e mulheres da cultura afro-brasileira
Mostra abre para visitação na Casa da Cultura na terça-feira (23)
Colunistas
Prefeitura de Penha inicia projeto de revitalização da Avenida Eugênio Krause
“Esse é um projeto que eleva a capacidade de fluidez e mobilidade do trânsito central da nossa cidade. Com esse arrojado projeto, caminhamos em...
Estreia coluna Sala dos Professores Opinião: Orgulho e representatividade
Neste sábado, especial dia dos mestres, estreia a coluna Sala dos Professores. O professor historiador Jairo Demm Junkes relata momentos do conhecimento e a figura da mediação dos professores com a sempre generosa cortesia da distribuíção dos méritos. A coluna recebe artigos inéditos dos profissionais da educação.
Uso excessivo do celular pode prejudicar postura
Professor Marcelo nos orienta na coluna Vida & movimento de hoje sobre os malefícios do uso excessivo do celular
Apesar do outono favorecer sedentarismo, é importante manter foco nas atividades físicas
Professor Marcelo Albuquerque alerta para espantar a preguiça na estação outono
Comentários recentes
Olá, mundo!
on