Os pescadores de nove ranchos de tainha de Bombinhas participaram das primeiras provas da gincana do Saragaço, realizadas no último fim de semana. As provas seguem pelos próximos finais de semana e culminam no evento oficial, que ocorre nos dias 12, 13 e 14 de julho, na Praia de Bombinhas, onde serão conhecidos os ranchos vencedores da competição.
O projeto chega na sua oitava edição, e visa preservar a memória e a tradição local, valorizando a prática ancestral da pesca da tainha e a comunidade mantenedora desta manifestação cultural vibrante.
As provas carregam consigo um pouco da memória afetiva da comunidade tradicional bombinense, e traz adaptações de elementos pesqueiros e releituras das brincadeiras infantis.
Além das provas nos ranchos, o evento promove outras etapas da gincana cultural em uma festa junina. Essa ação contece no dia 28 de junho (sexta-feira), na Escola Básica Municipal Dilma Mafra.
Outro destaque é a prova Mestre Chefe, competição de culinária típica onde a tainha é a base de pratos elaborados por representantes de cada um dos nove ranchos participantes. Esta é a segunda edição da prova que, em 2023, o resultado foi positivo, com receitas dignas da alta gastronomia, além de promover uma ligação entre a manutenção da tradição e as possibilidades de fomento da economia e do turismo em torno do pescado.
“O Saragaço já estabeleceu uma nova forma de a comunidade e os ranchos enxergarem a pesca da tainha. Cada rancho incorporou muita gente para as suas equipes, promovendo uma integração significativa entre essas pessoas. A visibilidade que o projeto trouxe para a cultura e a ancestralidade de Bombinhas é uma coisa fantástica, unindo memórias afetivas, turismo e economia”, afirma um dos líderes do projeto Adauto Saturnino Januário.
O Saragaço é uma iniciativa da Associação Saragaço da Comunidade Tradicional de Bombinhas, com patrocínio da Prefeitura de Bombinhas, através da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas por meio do Edital Mestra Elza e empresas locais apoiadoras.