Início Balneário Piçarras Demanda de atendimentos da Covid-19 e UPA cresce em Balneário Piçarras

Demanda de atendimentos da Covid-19 e UPA cresce em Balneário Piçarras

Sintomas relacionados a síndrome gripal e ao coronavírus apresentam tendência de aumento.

0
A Secretaria de Saúde emitiu alerta para que a população mantenha as medidas preventivas contra a síndrome gripal e a Covid-19.

Balneário Piçarras registrou aumento da demanda de atendimentos do Centro de Triagem Covid-19 e da Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA). O município ampliou a testagem e utiliza o método de antígeno a fim de acelerar os resultados.

Com o aumento dos sintomas relacionados à síndrome gripal, semelhantes aos do coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde registrou crescimento no número de atendimentos do Centro de Triagem Covid-19. Entre 1º dezembro de 2020 e 4 de janeiro de 2021, o município realizou 3.544 atendimentos. Já neste período de pouco mais de um mês entre 2021 e 2022, foram 3.651 atendimentos, um aumento de 3%.

Balneário Piçarras dá continuidade a vacinação contra a Covid-19, com a segunda e terceira dose. “Logo, terá início a vacinação das crianças. Ainda não há uma data, pois depende do Ministério da Saúde”, afirma a secretária municipal de Saúde, Gladys Brodersen.

A Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) registrou aumento de 40% nos atendimentos em um comparativo entre 1º de dezembro de 2020 a 4 de janeiro e 2021 e o mesmo intervalo de tempo entre 2021 e 2022. A demanda cresceu de 3.713 para 5.199 atendimentos.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para manter as medidas preventivas contra a síndrome gripal e a Covid-19. A vacinação é imprescindível para evitar casos mais graves de ambas doenças. A campanha de vacinação contra a Influenza deve ter início em abril, conforme calendário do Ministério da Saúde.

“Temos muitos casos sendo confirmados para Covid, o que aumenta a nossa curva para a doença, entre outros casos respiratórios. Pedimos a população que durmam e se alimentem bem para que possamos combater a cadeia de transmissão, que está bem ativa”, destaca Milena Castro, enfermeira técnica responsável pelo Centro de Triagem Covid-19.

Entre as medidas preventivas, cita-se ainda a higienização adequada das mãos com água e sabão ou com álcool em gel; evitar tocar os olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos pessoais; manter os ambientes ventilados; utilizar máscara e cumprir o distanciamento social.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile