Para abrir essa coluna cujo nome evoca a mais santa de todas as santas, a SANTA PACIÊNCIA e fazer jus a essa colunista que aqui vos fala, que há muito já perdeu a paciência, não poderia falar de outra coisa, se não sobre o caótico fim de ano em nosso litoral.
Dessa vez pouparei a lendária falta de água e focarei no simples ato de ir e vir, também conhecido como mobilidade urbana.
Tá, você pode até pensar que cidades que tenham uma rua que vai e outra que vem fujam do seu conceito de urbanização, mas gostando ou não, caro leitor, pasmem … elas tem uma secretaria de planejamento urbano, e para que eu não fique divagando sem dar nomes aos bois, é claro que estou falando das irmãs gêmeas separadas na maternidade, Penha e Piçarras.
A primeira, que tanto se gaba de alojar o Maior Parque Temático da América Latina sofre de um problema crônico de gestões , digamos assim… lentas. Lentas, assim como o trânsito.
Depois de projetos mirabolantes, vai e volta, sai prefeito entra prefeito, finalmente a obra da Avenida Alfredo Brunetti saiu do Papel, obviamente sem o glamour do projeto apresentado em campanha. O que poderia ser uma comemoração, continua sendo uma lamentação. Uma fila sem fim diária tanto pra que vai quanto para quem vem, sem estacionamento quem dirá acostamento. Nem falarei da absurda faixa de pedestres na frente do parque em uma rodovia estadual, isso merece um texto exclusivo.
Já a irmã Piçarras, que vive um boom imobiliário, esqueceu que pra tantos imóveis à venda a estrutura da cidade deveria seguir na mesma proporção, claro que isso não aconteceu.
Depois de meses fazendo desvios, a ponte que mais parece uma atração radical, continua gerando imensos engarrafamentos entre as duas cidades.
Pra piorar o que já tava ruim, tiraram o estacionamento da beira mar. O conceito até pode ser bom, mas na prática um desastre. Bicicletas continuam nos decks e calçadas, carros não tem onde estacionar, multas comendo soltas, comerciantes infelizes e trânsito por todos os lados.
Com esses cenários nada animadores, é fácil presumir que se você procura sossego e calmaria de uma pequena cidade praiana, seu lugar não é aqui, ao menos durante o verão, ou tenha muita paciência, respire fundo e não tenha pressa.
Que o novo ano nos mostre o verdadeiro significado de uma secretaria de planejamento urbano. Feliz ano novo!
Só se for pra vocês rsrsrs
Elisa Salvador
Publicitária de Formação, Designer por osmose e crítica por opção.
**As opiniões expressas não reproduzem o posicionamento do Portal Pexero News.