Pra comemorar os 9 anos de aniversário da criação da Fundação Municipal de Cultura, a gestão da autarquia preparou para o mês de agosto nove dias de eventos culturais com a parcerias de todas as Câmaras Setoriais. Neste domingo, dia 21, a Fundação fez a entrega do 1º Prêmio Mérito Cultural “Alcina de Oliveira Figueredo”. Uma grande confraternização entre seus artistas marcou também o dia do aniversário da Fundação.
O encontro foi realizado no auditório do Centro Cultural a partir das 19 horas. O nome da premiação foi escolhido pela Fundação de Cultura para homenagear a memória da professora, ex-secretária de Educação e Cultura, poeta e mestre do saber local, Alcina de Oliveira Figueredo, que foi a pioneira na gestão da Cultura local e uma das principais responsáveis por resguardar a memória da cidade.
De acordo com a Fundação, foi realizada a entrega de placa de homenagem a oito personalidades artísticas e culturais locais indicadas pelas Câmara Setoriais e votadas pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais e uma placa para os familiares de dona Alcina.
Os oito premiados foram escolhidos por terem contribuído com a cultura local por mais de 25 anos nas áreas de Artesanato, Artes visuais, Audiovisual/Fotografia, Dança, Literatura, Música, Patrimônio Cultural e Teatro/Circo.
Entre os premiados estavam Lázara de Fátima Santana Geremias, pelo Artesanato, Antônio da Costa Filho, pelas Artes Visuais, Angelina Blahobrazoff, pela Dança, Joel Antônio de Miranda (Lico), pela Música, Janete Teixeira Cardozo, pela Literatura, Roberto João Duarte, pelo Teatro, Jane Cardozo da Silveira, pelo Patrimônio Cultural, e a família composta por Werner Tribess (em memória) e suas filhas Selma Lins e Ruth Wanzuita, pelo conjunto da obra no setor de Fotografia/Audiovisual.