Foi liberado na manhã de sexta-feira, 2, o tráfego na recém-construída Ponte do Rio Itajuba, em Barra Velha, após conclusão dos trabalhos de asfaltamento e sinalização pela J.A.S. Construtora, nova empreiteira responsável.
O Portal da Transparência da Prefeitura de Barra Velha demonstra que a empresa que abandonou a obra sem concluir recebeu R$3.385.978,08 pelos serviços cumpridos. A obra tinha prazo de conclusão para julho de 2022.
A nova ponte possui 32 metros de extensão, 18 metros de largura, duas calçadas laterais de 2,4 metros de largura e uma ciclofaixa também de 2,4 metros de largura. Contudo as obras ainda não estão finalizadas. A prefeitura de Barra Velha anunciou que, além da ponte, a região ao redor será desenvolvida com a criação de um complexo que incluirá um mercado de peixes.
O prefeito de Barra Velha, Douglas Elias da Costa, tomou a decisão de demolir a estrutura após a antiga estrutura ser interditada, em 2020, devido à sua condição precária e à falta de ação do governo para reparos, resultando em uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual.
A nomeação da ponte pode ser uma homenagem ao vice-prefeito de Barra Velha, “Arthur Fagundes”. A sugestão surgiu a partir de uma indicação feita pelo vereador Levi João Freitas que contou com o apoio de todos os demais legisladores, agora o projeto de lei, de autoria do executivo, está tramitando na Câmara dos Vereadores.