A Epagri e a Casan atuam juntas no Projeto Cultivando Água, que vem sendo desenvolvido na bacia do rio Piçarras, localizada entre os municípios de Balneário Piçarras e Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina.
A ideia é implementar o pagamento de serviços ambientais a proprietários rurais da região pela preservação e recuperação de áreas naturais no entorno de nascentes, além da reserva de água em açudes e quadras de arroz.
O pesquisador da Epagri/Ciram Guilherme Miranda destaca que o projeto já foi apresentado a produtores rurais e nas duas Câmaras de Vereadores dos municípios envolvidos.
“Atualmente, os trabalhos estão na etapa de estabelecimento de priorização de área, ações, custos e critérios para a implantação de medidas de recuperação e conservação ambiental e das boas práticas agrícolas do território estudado”, explica.
Segundo o Cadastro Ambiental Rural (CAR), as duas cidades possuem 296 propriedades rurais cadastradas, voltadas principalmente ao cultivo de banana, maracujá, palmito, arroz, feijão, mandioca e milho.
A bacia hidrográfica do Rio Piçarras abriga 77 nascentes com cerca de 13% do território em área de preservação permanente.