por MARCELO ALBUQUERQUE (@marceloalbuquerque66)
Profissional de Educação Física
A população de idosos cresce a cada ano em muitas cidades brasileiras, e aqui na nossa região não é diferente. Estamos vivendo mais, porém temos um grande desafio que é viver bem, com mais qualidade de vida e esbanjando saúde. Chegar assim na terceira idade é possível, e a prática de atividades físicas contribui muito para alcançar este objetivo.
Os benefícios dos exercícios físicos são muitos: prevenção da perda óssea, manutenção do tônus muscular, melhora do sistema cardiorrespiratório, regulação da glicemia, colesterol e triglicerídeos, entre outros. Em geral uma pessoa começa a ter perda de massa muscular e óssea a partir dos quarenta anos, podendo ser agravada com a chegada da terceira idade. É importante reforçar os problemas ligados à hipertensão, diabetes e obesidade, que também se agravam nesta fase da vida.
Nunca é tarde para começar um programa de exercícios físicos e usufruir dos benefícios desta prática. Mas para quem ainda é iniciante, primeiramente é preciso fazer uma avaliação médica. Com um atestado médico em mãos basta procurar um Profissional de Educação Física que entre outras providências irá preencher uma ficha de anamnese, e juntos avaliar qual ou quais atividades atendem as necessidades e estão adequadas à capacidade física.
Outra dica para evitar que sua escolha de vida ativa não se torne uma dor de cabeça é iniciar sempre com moderação em qualquer atividade física, não se deixar levar por “modismos”, respeitar seus limites e fazer a progressão dos exercícios com cautela, ter boa alimentação, ingerir bastante líquido e dormir bem. Normalmente o exercício mais indicado para terceira idade é a hidroginástica por ser mais segura e trazer um convívio social maior. Mas a escolha é livre, desde que tenha acompanhamento profissional, vale respeitar o interesse ou curiosidade sobre alguma modalidade esportiva. Musculação, esportes aquáticos, esportes de raquete, esportes coletivos, corridas, lutas…são muitas as opções. Só não vale ficar parado!