O presidente da Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (CLIA Brasil), Marco Ferraz, visitou Penha para conhecer os projetos turísticos da cidade. Além da criação de roteiros específicos, o trapiche da praia de Armação do Itapocorói ganhou um píer flutuante que servirá como ponto de desembarque dos futuros visitantes.
Ele foi recebido pelo prefeito da cidade, Aquiles da Costa, e pelo secretário de Turismo, Cleber Neumann. “Nós tivemos a oportunidade de avançar em um projeto que nasceu lá em 2019 e que precisou ser paralisado por conta da pandemia mundial. Agora, retomamos as tratativas com força e vigor cientes de que estamos no caminho certo. Criamos um projeto atrativo aos visitantes e economicamente forte para nossa Penha”, definiu o prefeito.
A proposta de Penha busca recepcionar os visitantes de transatlânticos com a rica cultura açoriana e direcioná-los ao turismo de experiência e observação, turismo religioso e cultural, gastronomia, rede hoteleira e parque Beto Carrero. “O produto Penha é extremamente vendável. É um turismo que agrega emoções e vivências únicas, de pura experiência. Há muita potencialidade que conseguiremos explorar”, reforça Cleber.
Penha já possui, confirmados, o interesse das operadoras MSC e Costa Cruzeiro de atracarem no atlântico penhense – trazendo seus turistas até à costa por meio de embarcações menores. “O próximo passo é justamente a visita técnica dessas operadas, que deve ocorrer nas próximas semanas. A presença do Marcos Ferraz e suas impressões da nossa proposta nos mostraram que há viabilidade deste projeto”, pontua Aquiles.
Cleber adiantou ainda que, numa futura consolidação de Penha na rota de transatlânticos, há a possibilidade de a cidade receber “até 20 escalas de transatlânticos por temporada – de novembro a março. Algo que vai fomentar milhões de reais na economia local”, finalizou. A CLIA Brasil é o braço nacional da Cruise Lines Internacional Association, maior entidade do setor de cruzeiros do mundo.