A Secretaria de Educação, em parceria com a Unidade de Descentralização (UD) de Navegantes e a Associação dos Haitianos de Navegantes, oferece um curso de português para estrangeiros. O lançamento aconteceu na noite da última quinta-feira (23), na E.M. Professora Eni Erna Gaya, em aula inaugural.
Neste início, o curso conta com uma turma formada por 21 alunos haitianos, com aulas noturnas duas vezes por semana, toda quarta e sexta-feira, ministradas pelo professor Luis Gustavo Varela. A carga horária é de 160 horas. Os estudantes terão direito a lanche e material didático no local.
De acordo com o professor Luis, a prioridade é trabalhar a pronúncia e escrita. “Nossos alunos estrangeiros tem facilidade de aprendizagem e motivação para estudar. Essa combinação é ideal para termos resultados de excelência entregando profissionais mais qualificados para conviver e atuar em nossa sociedade”, frisou.
Presente no lançamento, o prefeito Liba Fronza destacou que a iniciativa é importantíssima para a integração social e ampliação das possibilidades de empregabilidade dos estrangeiros que residem em Navegantes. “Muitos dos haitianos possuem formação, inclusive com ensino superior, sendo profissionais altamente capacitados. No entanto, não falar o idioma acaba sendo uma barreira para conseguirem bons empregos”, declarou o Chefe do Executivo.
A diretora da UD, Sônia Vieira da Costa, diz que o curso é uma conquista para a comunidade estrangeira que mora em Navegantes. Segundo ela, inicialmente, será verificada a demanda para o curso e, posteriormente, será discutida a abertura de novas turmas.
Estiveram presentes no lançamento do curso o prefeito Liba Fronza, a Secretária de Educação, Patrícia Duarte Cidral, a diretora da UD, Sônia Vieira da Costa, o diretor-executivo da Associação dos Haitianos de Navegantes, João Edson Fagundes, e os vereadores Adriana Macarini e Gerson Fagundes.