Início Penha Lançamento da pedra fundamental do Sistema de Estação de Tratamento de Esgoto...

Lançamento da pedra fundamental do Sistema de Estação de Tratamento de Esgoto de Penha será nesta quinta

A previsão é concluir as obras ainda em 2023

0
Para atender os bairros Gravatá e São Miguel, a concessionária Águas de Penha vai construir a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), além de implantar 16,6 quilômetros de rede de coletora de esgoto

Penha finalmente pode comemorar a concretização de uma conquista. Nesta quinta-feira (3), às 17h30, será realizado o lançamento da Pedra Fundamental da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Gravatá – que será construída na rua Corina Damásio Severino, no bairro Gravatá, e beneficiará também o bairro São Miguel. O evento é organizado pela Prefeitura e Águas de Penha.

Para atender os bairros Gravatá e São Miguel, a concessionária Águas de Penha vai construir a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), além de implantar 16,6 quilômetros de rede de coletora de esgoto; 1.444 metros de linhas de recalque; sete estações elevatórias e interligar 1.298 domicílios ao sistema. A previsão é de que até 2033, Penha tenha 90% de cobertura de tratamento de esgoto.

“Na quinta-feira vamos celebrar mais um grande dia para a história de Penha. É mais um dia para entrar na história do município e para demonstrar o quanto valeu a pena toda a nossa luta na busca incansável pela balneabilidade, pela qualidade de vida, pela questão ambiental e pela saúde”, pontuou o Prefeito de Penha, Aquiles da Costa.

Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha, lembra que a concessionária tem um compromisso com a cidade e propósito de transformar a vida das pessoas garantindo água e saneamento de qualidade. “Nosso principal objetivo agora é a universalização da coleta e tratamento de esgoto, seguiremos avançando juntos”, destaca a presidente.

O primeiro módulo da ETE Gravatá terá capacidade para tratar 12 litros por segundo de esgoto. A implantação da rede de esgoto para atender os bairros Gravatá e São Miguel, no entanto, começou no dia 17 de julho com a abertura e instalação das redes nas primeiras ruas da região. A solenidade de inauguração terá a presença de vereadores, lideranças comunitárias e demais convidados.

A construção do sistema de esgotamento sanitário também irá gerar melhoria na balneabilidade das praias, aquecimento no turismo local, valorização imobiliária de pelo menos 14% na cidade, recuperação dos corpos hídricos, e melhoria na saúde e na qualidade de vida da população.

Total

O programa completo de investimentos do sistema de esgoto para Penha está dividido em 24 sub-bacias e visa a implantação de 195 km de rede coletora, 13.292 ligações domiciliares, 10 KM de linhas de recalque, 19 Estações Elevatórias e 2 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade total de 195 litros de esgoto por segundo. Antes de iniciar as obras em cada rua, a equipe de responsabilidade social da concessionária fará uma visita em todos os imóveis com informações sobre a logística da obra.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile